Gabrielly Padilha
Reportagem
Nascida em Cuiabá (MT) em 2000, Gabrielly Padilha é graduanda de Jornalismo pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
O Avistar, um dos maiores eventos brasileiros voltado para o universo da observação de aves, acontece entre 17 a 19 de maio na Cidade Universitária, em São Paulo (SP). Serão três dias de encontros, congresso, feira, exposições, lançamentos de livros e inúmeras atividades. O evento é gratuito.
Em sua 17ª edição, o Avistar está se consolidando com o principal ponto de encontro de observadores de aves do Brasil. O evento tem como principais atividades um congresso com palestras sobre observação, fotografia, ciência cidadã, turismo, conservação – em que é indicado fazer uma inscrição prévia -, oficinas, passarinhadas e atividades para crianças. De acordo com os organizadores, mais de oito mil pessoas participaram das atividades no ano passado, quando ocorreu o retorno após três anos sem sua realização, por causa da pandemia de Covid-19.
O curador e organizador do Avistar, Guto Carvalho, tem grandes expectativas para a edição deste ano. “A gente tem temas como a acessibilidade na observação de aves para pessoas com deficiência visual, auditiva e com colorimetria diferente e para povos originários”. O evento também vai lembrar a fundação, há 50 anos, do primeiro clube de observação de aves do país: o Clube de Observadores de Aves (COA) de Porto Alegre (RS). No dia 18, às 17h30, no auditório 2, será lançado o documentário “Eu passarinho”, sobre a história da observação de aves no Brasil.
Guto destaca também a participação de profissionais e especialistas de outros países, como Uganda, África do Sul, Inglaterra, Estados Unidos, Paraguai, Colômbia, Argentina e Equador.
A escritora e jornais Cristina Rappa, que escreve para a coluna Educação Ambiental do portal Fauna News, fará uma sessão de autógrafos e a leitura da sinopse de seu novo livro infantojuvenil As Araras Azuis do Pantanal. A atividade será realizada às 11h de domingo.
Durante palestras e atividades que acontecerão no Avistar, será divulgado o artigo “Perspectivas para a Observação de Aves no Brasil”. O texto, conforme divulgou o Fauna News, traz informações sobre o perfil dos observadores de aves brasileiros e o potencial da atividade para o aviturismo. Ele foi elaborado a partir de dados coletados por pesquisadores e especialistas em 2012, 2107 e 2023.