
Em 18 de janeiro de 2011, o Fauna News começava sua trajetória. E hoje, 30 de maio de 2025, encerra sua caminhada por um mundo mais justo com todas as formas de vida. Você não vai ler aqui um daqueles textões melancólicos escancarando o que poderíamos ter sido com mais dinheiro e, agora, exatamente pela falta de dinheiro, resolvemos parar.
Vamos celebrar com você um pouco do que construímos. O Fauna News foi o primeiro e, até o momento, único veículo jornalístico do Brasil especializado em animais silvestres – e, para ser sincero, só conheço mais um, da Indonésia.
Daquele pequeno blog em que eram comentadas notícias sobre tráfico de animais publicadas pelos veículos jornalísticos, chegamos a um portal com notícias, reportagens, web stories e artigos publicados em 13 colunas temáticas. Em 2025, foram 3,84 milhões de visualizações de 2,41 milhões de usuários.
Os mais de 50 articulistas convidados para escreverem nas colunas sempre trouxeram informações e discussões extremamente relevantes, que passaram a ser objeto de consulta para professores e pesquisadores. Em 2023, editamos e lançamos até um livro (Entre os Caminhos da Ecologia de Transportes – Desafios para a conservação da fauna) com os melhores artigos da coluna Fauna e Transportes, mantida pelas equipes do Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Nerf-UFRGS) e da Rede Brasileira de Especialistas em Ecologia de Transportes – REET Brasil.
Lançamos também a Newsletter do Fauna, uma curadoria com as mais importantes notícias sobre animais silvestres publicadas pelo Fauna News e por outros veículos de imprensa, que enviávamos gratuitamente toda semana via e-mail. Ainda sem custo para os leitores, criamos o Fauna Zap, em que mais de 5.600 assinantes recebiam diariamente o conteúdo publicado em nosso portal.
Chegamos a manter um podcast, o Silvestres. Entrevistamos gente que trabalha pela fauna e comentamos o que de mais importante estava acontecendo. Sem esquecer do quadro “Fala, Professor!”, com o pesquisador em Zoologia Cultural, Elidiomar Ribeiro da Silva, que trazia causos, lendas e muito do folclore brasileiro que envolve animais selvagens. Que experiência legal!
Alguns projetos
Nas últimas eleições para presidência da República e ao governo dos Estados, lançamos o Vote por Mim, um site com as propostas para a fauna dos planos de governo dos candidatos. Mantivemos também o Missão Fauna, uma página no portal em que disponibilizamos, gratuitamente para emissoras de rádio e produtores de podcasts, arquivos em áudio e texto com mensagens sobre conservação da fauna.
Pensando no futuro do jornalismo, mantivemos o Nova Geração, em que estabelecemos parcerias com universidades para a capacitação de alunos de graduação em Jornalismo na produção de conteúdo especializado em meio ambiente (em especial sobre fauna). Trabalhamos com a Universidade Estadual Paulista (Unesp, campus de Bauru – SP) e com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat, campus Tangará da Serra – MT).
Boa parte dessas conquistas foi consequência do trabalho apaixonado de nossa pequena equipe e das oportunidades que tivemos a partir de nossa filiação à Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e aos apoios recebidos do International Center for Journalists (ICFJ).
Entretanto, 2024 foi péssimo financeiramente para nós. Crescemos muito a partir de 2021 com investimentos de editais, mas a falta de diversificação de fontes de recursos foi fatal para o Fauna News.
Futuro
Não vamos sentenciar o fim do Fauna News. Esperamos conseguir nos reestruturar e, com algum apoio (olá, empresas!), voltar em breve.
O Brasil precisa de jornalismo especializado em animais silvestres – somo o país com maior biodiversidade do planeta, uma das poucas nações megadiversas, primeiro em espécies de primatas e anfíbios, segundo em avifauna, terceiro em répteis… e muito tráfico de fauna, caça, atropelamentos de animais em rodovias e ferrovias, perda de hábitat pela expansão agropecuária e urbana e projetos lindos de conservação que merecem ser divulgados e apoiados.
Para o momento, nosso muito obrigado a você, que nos acompanhou nessa jornada. Até!