• Fauna News

    Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

  • Fauna News

    Williany BSouza

    Editora-assistente

    Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e especialista em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa pela faculdade Estácio de Sá. É mestranda e pesquisadora em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Redação

  • Fernando Capela

    Ilustrações

    Biólogo/ornitólogo, nascido em São Paulo (SP) e desde muito cedo morando em Itajubá e, atualmente, em Pedralva – ambas as cidades do sul de Minas Gerais, nos interiores do maciço da Serra da Mantiqueira.

    Formado na Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (Fepi), atua como consultor ambiental em trabalhos voltados para o levantamento e monitoramento de fauna terrestre, especialmente avifauna. Atua também como ilustrador artístico e científico, atividade para o qual se dedica a reproduções de paisagens e de espécies da fauna. Como observador de aves, naturalista e fotógrafo da natureza procura retratar animais silvestres nas ilustrações e nos textos.

    Fauna News
  • Isabela Negri

    Reportagem e vídeo

    Nascida em Campinas (SP) e formanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Fez pesquisa na área de saúde pública e epidemias, encontrando padrões epidemiológicos ao analisar todos os casos registrados de doença de Chagas do Brasil no período de 2010 a 2020. Além disso, desenvolveu atividades de ensino, divulgação e extensão pelo Ministério da Educação.

    Atualmente, além do Fauna News, desenvolve atividades de identificação de registros fotográficos da fauna silvestre na Mata Atlântica, principalmente da mastofauna, pelo Laboratório de Biologia da Conservação do campus de Rio Claro da Unesp.

    FAUNA NEWS - Isabela Negri
  • Isabella Baroni

    Reportagem e edição de textos

    Nascida em Jundiaí (SP), é bióloga pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e estudante de Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul, o que permite integrar seus trabalhos em educação ambiental com a comunicação.

    Atuou em projetos voltados à conservação do mocho-dos-banhados no município de Americana (SP), da onça-pintada no Contínuo do Paranapiacaba (SP), da anta em São Miguel Arcanjo (SP), além da relação da sociedade com a natureza na Reserva Biológica Municipal Serra do Japi em Jundiaí e Capão Bonito e região.

    Atualmente reside em Campo Grande (MS).

    Sua paixão pelo jornalismo ambiental surgiu em meio à Rio+20, enquanto participava da Cúpula dos Povos e acompanhava os debates internacionais sobre o clima e Amazônia.

    Fauna News
  • Leonora Sales

    Web stories

    Jornalista graduada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É mestra pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde pesquisou sobre representações jornalísticas das mulheres em situação de rua.

    Atua em um portal de notícias na cidade de Apodi (RN), exercendo a função de redatora.

    Fauna News
  • Gabriel Gatti

    Reportagem e redes sociais

    Graduando

    em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), é  nascido em São Carlos (SP), mas mora em Bauru, no interior do estado de São Paulo. Suas experiências em jornalismo impresso, on-line e radiofônico provém da graduação.

    Apaixonado por pautas ambientais e culturais, busca desenvolver suas práticas nessas áreas. Atualmente, é repórter do podcast Ambientalidades do projeto Impacto Ambiental e do jornal comunitário Voz do Nicéia. Além disso, produz críticas culturais para o Grupo de Pesquisa em Estética e Crítica Cultural Persona.

    FAUNA NEWS - Gabriel Gatti
  • Renata Otaviano

    Reportagem e redes sociais

    Graduanda em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Apaixonada por jornalismo ambiental, político e social. Suas experiências em jornalismo on-line, impresso, radiofônico/audiojornalismo e fotojornalismo provém da graduação.

    Nascida em 2001 em São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo. Dedicada a fazer jornalismo acessível, isento, conciso e plural, para assim, proporcionar conhecimento, traduzir a realidade e levar informação de qualidade em defesa da fauna brasileira. Empenhada em evidenciar a importância e ampliar a visibilidade do jornalismo ambiental e ativista em um país como o Brasil.

    Fauna News
  • Ricardo Melo

    Reportagem e newsletter

    Nascido em 1999 em Recife (PE), cresceu observando a diminuição das espécies e o aumento do calor, o que o levou diretamente ao jornalismo ambiental para indagar tais questões.

    Graduou-se, em 2023, no curso de Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem experiências do jornalismo impresso, on-line e radiofônico/podcast, provindas tanto da graduação quanto de participações em prêmios, ganhando duas vezes o Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão em colaboração com equipes.

    É mestrando em Linguística no Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo como linha de pesquisa a Análise de Discurso, na qual estuda as relações entre o Jornalismo, a linguagem, o meio ambiente e a biodiversidade.

    Fauna News
  • Tacyane Grebos

    Newsletter

    Nascida em 1999 em João Pessoa (PB). Desde pequena, o jornalismo sempre foi seu sonho. É apaixonada por bichos – e não apenas os fofinhos –, literatura e cultura.

    Graduanda em jornalismo na Universidade Federal da Paraíba. Comunicadora e pesquisadora. Fotógrafa amadora nas horas vagas. Pautas sobre gênero, diversidade e meio ambiente lhe chamam atenção. Muito aberta para se comunicar e aprender, procurando sempre captar bem a subjetividade dos outros.

    Fauna News

Colunas / Aquáticos

  • Elisa Berlitz Ilha

    Licenciada e bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Animal pela mesma universidade (PPGBan/UFRGS) na área de Biodiversidade, Conservação e Manejo. Atualmente, é pesquisadora colaboradora do Laboratório de Sistemática e Ecologia de Aves e Mamíferos Marinhos (Labsmar/UFRGS) e do Projeto Botos da Barra (Ceclimar/UFRGS).

    Tem experiência em pesquisas com cetáceos, principalmente odontocetos, direcionadas à conservação desses organismos. Trabalhou no Chile na construção de planos de manejo em comitês de manejo pesqueiro por meio de metodologias participativas junto aos diversos atores(as) sociais vinculados à pesca. Nos últimos anos, desenvolveu pesquisas relacionadas à Ecologia e Biogeografia de cetáceos (através de modelos de distribuição de espécies e uso de habitat); às políticas públicas nacionais de conservação (através da análise do sistema de áreas marinhas protegidas), a partir da perspectiva etnoecológica e da conservação socioambiental (através da relação cultural e afetiva da pesca cooperativa entre botos-da-tainha e pescadores artesanais); e à práticas político-pedagógicas sensibilizadoras em Educação Ambiental.

    Fauna News
  • Hudson Pinheiro

    Biólogo com mestrado em Oceanografia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e doutorado em Ecologia e Evolução pela University of California Santa Cruz (EUA). É cientista do Centro de Biologia Marinha (CEBIMar) da Universidade de São Paulo (USP), onde dirige projeto Jovem Pesquisador.

    Foi cofundador e presidente da Associação Ambiental Voz da Natureza entre 2003 e 2009 e diretor de atividades de pesquisa entre 2009 e 2012. Atualmente, desenvolve projetos de pesquisa e extensão relacionados à diversidade e conservação de peixes em ambientes recifais, explorando ecossistemas remotos e profundos.

    Fauna News
  • Vera Maria Ferreira da Silva

    Possui graduação em Ciências Biológicas – Biologia Animal – pela Universidade de Brasília, mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e doutorado em Mammalian Ecology and Reproduction pela Universidade de Cambridge, Inglaterra.

    É pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde também é chefe do Laboratório de Mamíferos Aquático e professora no curso de pós-graduação na área de Biologia Aquática e Pesca Interior (BADPI). Desenvolve pesquisas na área de Zoologia, com ênfase em Biologia e Conservação de mamíferos aquáticos, atuando principalmente com as espécies dos gêneros Inia (boto-vermelho ou boto-cor-de-rosa e boto-do-araguia), Sotalia (boto-cinza e tucuxi) e Trichechus (peixes-boi).

    Desde 1993 coordena o Projeto Boto na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá onde desenvolve estudos sobre a biologia populacional, ecologia e comportamento de duas das espécies de golfinhos da Amazônia. É vice-curadora da Coleção de Mamíferos do Inpa. É diretora administrativa da Associação dos Amigos do Peixe-boi (Ampa), onde coordena o Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, membro do Grupo Especialista de Cetáceos da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês) e membro Honorário da Marine Mammal Society.
    Currículo Lattes de Vera

    Fauna News

Colunas / Educação Ambiental

  • Cristina Rappa

    Jornalista pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com MBA Executivo de Administração (Insper) e especialização em Comunicação Corporativa Internacional (Aberje/Siracuse University). Reúne experiências no jornalismo diário (Folha de S. Paulo), veículos especializados em meio ambiente, educação e agricultura, e ainda na comunicação corporativa, pela Crível Comunicação, empresa da qual é sócia-gerente. Foi gerente de Comunicação Corporativa e de Responsabilidade Socioambiental da Monsanto do Brasil de 1999 a 2010.

    Com grande interesse em educação e na preservação da fauna silvestre, em 2012 publicou seu primeiro livro infantil, Topetinho Magnífico (Ed. Melhoramentos), em que aborda a questão da caça e tráfico de aves silvestres no Brasil.

    Depois vieram Florestas – Por Que precisamos delas (Melhoramentos, 2014), Primatas no Brasil – Cada Macaco no seu Galho (Avis Brasilis, 2015), O Soldadinho da Caatinga (Florada Editorial, 2018), O Tiê da Mata Atlântica (Florada, 2019) e A Gata Pérola, o Sabiá e o Mistério do Sumiço do Cachorro (Florada, 2019).

    Viajante de corpo e espírito, desde 2013 observa aves e colhe nelas inspiração para seus livros e crônicas, sendo estas publicadas no Blog do Topetinho.

    Fauna News
  • Suzana Padua

    Doutora em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília e mestra em educação ambiental pela Universidade da Flórida (EUA). Atua em educação ambiental desde 1988, quando criou um programa no Pontal do Paranapanema (SP) ligado a áreas naturais, espécies ameaçadas e envolvimento das comunidades locais. Realiza pesquisas em educação ambiental e publicou inúmeros trabalhos no Brasil e no exterior. É co-fundadora e presidente do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas e da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – ESCAS, por meio da qual a instituição oferece cursos de curta duração em diversos campos socioambientais, mestrado e MBA.

    Suzana é fellow Ashoka, líder Avina, empreendedora social da Fundação Schwab e Folha de S. Paulo, scholar do Russel E. Train Education for Nature (WWF-US), membro da Comissão de Educação e Comunicação da IUCN.  Recebeu prêmios nacionais e internacionais como: UBS Global Visionaris em 2019, UBS Visionaris em 2017, Wildlife Conservation Award do Cincinatti Zoo & Botanical Garden em 2016, Empreendedores Sociais 2009 da Folha de S. Paulo e Fundação Schwab, X Prêmio Cidadania Mundial Bahá’i de 2007, Prêmio Ford Motor Company de Conservação Ambiental em 2006, Prêmio Mulheres Mais Influentes do Brasil pela Forbes, Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil em 2005, Revista Claudia de 2002; Ambientalista da Conde Nast Traveler dos EUA em 2003, entre outros.
    Currículo Lattes de Suzana

    Fauna News
  • Vitória Nunes

    Bióloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ex-bolsista Capes Ciências sem Fronteiras (EUA) e mestra em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFRN).

    Após experiência de pesquisa acadêmica com a análise comportamental de macacos-prego cativos em Centros de Triagem de Animais Silvestres do Ibama e cobertura midiática de operações de soltura e reintrodução desses e outros animais pelo órgão federal, passou a estudar a relação humanos-natureza e a trabalhar com campanhas de educação ambiental, palestras e eventos, além de publicar cartilhas e criar conteúdo para mídias sociais. É fundadora do projeto Operação Sapajus no Instagram e uma das responsáveis pela campanha #MacacoNãoÉPet, lançada pela Sociedade Brasileira de Primatologia.

    Em 2022, esteve por nove meses na República Democrática do Congo trabalhando com bonobos de vida livre. Foi voluntária remota do Social Media Animal Cruelty Coalition (SMACC) da Asia for Animals Coalition e é coordenadora do movimento Mulheres Pela Primatologia.

    Fauna News

Colunas / Faunas e Transportes

  • Ana Carolina Pontes Maciel

    Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulistas (Unesp-Botucatu), possui especialização em Gerenciamento Ambiental pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) e mestrado em Sustentabilidade na Gestão Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com foco em resgates de fauna para supressão vegetal.

    Iniciou a carreira com licenciamento ambiental de grandes empreendimentos na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), analisando levantamentos de fauna e emitindo pareceres técnicos. Posteriormente, trabalhou com gestão ambiental de obras públicas, avaliação ambiental prévia para seleção de glebas visando a implantação de empreendimentos, resgate de fauna na construção civil e os impactos dela decorrentes.

    A partir de 2017, passou a compor a equipe de Meio Ambiente do Aeroporto Internacional de Guarulhos, atuando com gerenciamento do risco da fauna dentro do contexto da segurança operacional e demais aspectos ambientais da aviação civil. Atualmente, é militar da Força Aérea Brasileira na Guarnição da Aeronáutica de Canoas (RS), trabalhando com logística sustentável, meio ambiente e segurança de voo.

    Fauna News
  • Andréa Almeida

    Graduada em Ciências Biológicas e mestra em Ecologia e Recursos Naturais, ambos pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Possui também pós-graduação em Direito e Gestão Ambiental pela Faculdade de Direito de Campos, com seus trabalhos voltados para organismos aquáticos e zona costeira, e em Docência de Nível Superior pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Está concluindo MBA em Gestão da Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança (QSMS).

    Já trabalhou como docente em curso técnico de Meio Ambiente e como analista ambiental em órgão ambiental municipal no Espírito Santo, atuando nas áreas de saneamento ambiental, recursos naturais e licenciamento ambiental. Atualmente, é analista portuária-bióloga na Portos do Paraná, autoridade portuária responsável pela administração de um dos maiores portos públicos do Brasil (Paranaguá), que conta com mais de 20 programas ambientais decorrentes do licenciamento ambiental.

    Fauna News
  • Andreas Kindel

    Graduado em Ciências Biológicas, mestrado em Ecologia e doutorado em Botânica – todos os títulos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professor titular da UFRGS. Em 2011, fundou com um grupo de alunos o Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias (NERF-UFRGS), em que é o coordenador. Os principais interesses do NERF são desenvolver pesquisas, difundir conhecimento, formar recursos humanos e colaborar para a elaboração de políticas públicas que qualifiquem o licenciamento de infraestruturas viárias e reduzam seus impactos, em especial a mortalidade de fauna.

    Andreas também é membro do Conselho Consultivo do Parque Estadual de Itapeva (RS) e da ONG Instituto Curicaca.

    Fauna News
  • Angeline Saucsen Weisheimer

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Especialista em Conservação da Natureza e Educação Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestra em Sistemas Costeiros e Oceânicos pela Universidade Federal do Paraná – Centro de Estudos do Mar. Mergulhadora científica reconhecida pela Scuba Schools International como Marine Ecology Diver.

    Experiência em gestão de programas de controle, monitoramento e prevenção ambiental em conformidade com os planos ambientais da APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina)/Portos do Paraná e as condicionantes das licenças ambientais do Ibama/licença de operação (LO n° 1173/2013 e 1364/2017).

    Fauna News
  • Barbara Zucatti

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é mestranda na mesma universidade, junto ao Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias (NERF-UFRGS). Seus interesses são relacionados a conservação da natureza, educação ambiental e ecologia de rodovias.

    Fauna News
  • Bibiana Terra Dasoler

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra e doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ecologia da mesma universidade, onde atua no Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias (NERF).

    Tem como principais interesses assuntos relacionados à ecologia de ferrovias e rodovias, assim como conservação da natureza e educação ambiental.

    Fauna News
  • Edicarlos Pralon Silva

    Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas e falcoeiro associado da Associação Brasileira de Falcoaria. Possui experiência no controle de fauna com uso de aves de rapina em aeroportos, portos, hospitais, entre outros empreendimentos.

    Trabalha desde 2004 no levantamento, monitoramento e manejo e fauna. Atuou no monitoramento de aves e no manejo de fauna da operadora aeroportuária RIOGaleão, do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim), onde fez parte da Comissão de Gerenciamento de Risco da Fauna (CGRF). Possui também o curso de Introdução ao Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CI-SIPAER
    .
    Pelo Instituto Senai de Tecnologia Química e Meio Ambiente da Firjan atua na implantação do estudo de Identificação do Perigo de Fauna (IPF) e no Programa de Gerenciamento do Risco da Fauna (PGRF) do Aeroporto Municipal de Maricá, sob gestão da Companhia de Desenvolvimento de Maricá – Codemar.

    Fauna News
  • Emanuelle Pasa

    Graudada em Ciências Biológicas pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). É mastozoóloga e analista ambiental, atuando em projetos de consultoria há mais de uma década nos modais rodoviário e ferroviário. Possui experiência nas áreas de Ecologia e Zoologia, principalmente nos seguintes temas: avaliação de impactos ambientais, licenciamento ambiental, monitoramento de mastofauna, monitoramento e mitigação de atropelamentos de fauna, conservação da biodiversidade e educação ambiental. É filiada à Rede Brasileira de Especialistas em Ecologia de Transportes (REET Brasil).

    FAUNA NEWS - Colunista Fauna e Transportes: Emanuelle Pasa
  • Fernanda Zimmermann Teixeira

    Bióloga, mestre e doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e pesquisadora do Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias (NERF), ambos da UFRGS.

    Fauna News
  • Fernando Augusto Sliva Hardt

    Biólogo e doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade Ca´Foscari de Veneza (Itália). Desde o ano 1999, atua em licenciamentos e monitoramentos de fauna de empreendimentos portuários e costeiros, incluindo operações de dragagens, derrocagens, construção de píeres, entre outros.

    Atualmente, executa monitoramentos ambientais de cetáceos e quelônios em terminais portuários do Sul do Brasil.

    Fauna News
  • Gabriela Schuck de Oliveira

    Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente,  é doutoranda em Ecologia pela mesma universidade, trabalhando junto ao Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias (NERF-UFRGS).

    Seus principais interesses são conservação de vertebrados, ecologia de rodovias, mastozoologia, etologia, ecologia de felinos e educação ambiental.