Apesar de serem anfíbios anuros e possuírem algumas características semelhantes, os sapos, as rãs e as pererecas são animais diferentes.
Os anfíbios são animais que vivem parte de suas vidas em ambiente aquático (fase larval) e parte em ambiente terrestre (fase adulta).
Mas e os anuros?
Foto: Robin Moore | Nat Geo Image Collection
Os anfíbios anuros representam mais de quatro mil espécies. São animais sem cauda, com o corpo curto e inflexível. Nesse grupo estão os sapos, as rãs e as pererecas.
Foto: Mailton Correia | Reprodução
Os sapos pertencem à família Bufonidae, enquanto as rãs e as pererecas são encontradas em variadas famílias.
Foto: Márcio Borges-Martins | UFRGS
Os sapos têm a pele seca, áspera e rugosa. As rãs têm a pele mais fina e úmida. As pererecas são menores e sua pele também é lisa e úmida.
Foto: Márcio Borges-Martins | UFRGS
As rãs possuem patas traseiras que correspondem à metade do seu tamanho. As patas dianteiras das pererecas possuem ventosas. Já os sapos têm patas curtas. Consegue imaginar quem pula mais alto?
Foto: Reprodução
As pererecas podem chegar a até 6,5 cm. Os sapos, até 25 cm. E as rãs? Bom, elas podem variar de quase 1 cm a 30 cm.
Gif: Tenor
Quem é maior?
Agora você já deve ter percebido que a rã não é a fêmea do sapo, como muitos acreditam, não é? Existem a fêmea e o macho de cada um deles.
Gif: Tenor
As rãs normalmente são encontradas nos brejos; as pererecas, em lagoas, poças, brejos e galhos de árvores; e os sapos, em 'terra firme'.
Gif: Tenor
E os hábitats deles? Onde esses bichos vivem?
Esperamos que agora você não confunda esses animais. Nossa fauna é diversa e todas as espécies são importantes para o equilíbrio do planeta.