O fotógrafo Fernando Faciole é o único brasileiro a concorrer na edição de 2024 do concurso Environmental Photography Award. Ele está participando com a imagem da soltura de uma tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) no Cerrado do Mato Grosso do Sul. A foto faz parte do conjunto de 36 finalistas, que foram selecionadas entre as mais de 11 mil enviadas.
O prêmio é realizado pela Fundação Príncipe Albert II de Mônaco desde 2021. Ele elege o Fotógrafo Ambiental do Ano a partir da habilidade de registrar a beleza do planeta e seus desafios ambientais. A votação popular desta edição acontece até 14 de abril.
Fernando Faciole concorre na categoria Change Makers: Reasons for Hope (Criadores de Mudanças: Razões para Esperança, em tradução livre). A sua fotografia, intitulada “Lançamento chuvoso”, com a fotografia da soltura da tamanduá-bandeira Hanna.
A fotografia foi tirada durante a soltura de Hanna, que tem oito anos e é mãe de seis filhotes. Na imagem estão o pesquisador e presidente do Instituto de Conservação de Animais Selvagens (Icas), Arnaud Desbiez, e o veterinário Rafael Ferraz, do projeto parceiro TamanduAsas.
Hanna é monitorada pela equipe do projeto Bandeiras e Rodovias do Icas. Ela foi capturada para uma pesquisa sobre o diagnóstico de disfunções cardíacas em tamanduás-bandeira em cativeiro no Brasil
Para o presidente do Instituto, a repercussão que a foto de Fernando Faciole ganhou é uma oportunidade de apresentar às pessoas o esforço do Icas. “Nosso maior presente é a sensibilização das pessoas com relação à importância da conservação do tamanduá-bandeira feita pelo projeto Bandeiras e Rodovias. Essa espécie, que já é considerada extinta em alguns países, enfrenta desafios significativos para sua sobrevivência no Brasil, incluindo a perda de hábitat natural e as colisões veiculares com a fauna silvestre nas estradas – situação que representa um risco à vida de todos” ressalta Arnaud.
A premiação
O vencedor do Prêmio Environmental Photography Award 2024, além de receber o título de Fotógrafo Ambiental do Ano, ganha destaque em uma exposição em Mônaco em uma turnê internacional e no livro Prêmio de Fotografia Ambiental 2024. Ele também visitará a Estação de Pesquisa Amazônica da Universidade Internacional SEK, no coração da selva equatoriana.
Quem é Fernando Faciole
Fernando Faciole tem 28 anos e recentemente teve suas fotografias publicadas na edição de março da National Geographic, uma das revistas mais renomadas para fotógrafos dedicados à vida selvagem e conservação em todo o mundo. Ele também integra o International League of Conservation Photographers (iLCP). O profissional já recebeu várias premiações internacionais, incluindo o primeiro lugar no Panda Awards, na categoria Photo Story, durante o Wildscreen Festival 2022, e uma menção honrosa no Siena International Photo Awards.