Um grande cardume de raias foi avistado na praia central de Guaratuba (PR), em 5 de outubro. Os animais estavam no raso, o que chamou a atenção das pessoas. Vídeos foram gravados do aparecimento desses peixes perto da faixa de areia.
O professor de Biologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e um dos coordenadores de Educação Ambiental do Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Rebimar) da Associação MarBrasil, Rodrigo Reis, registrou em vídeo o momento em que dá para notar a presença das raias nadando perto da praia. “Meus dois meninos estavam entrando na água e voltaram correndo, dizendo que havia um monte de peixes. Ao me aproximar, vi centenas de raias. Eu morei quase uma década em Guaratuba e nunca tinha visto nada parecido”, conta o professor.
Vídeo: Rodrigo Reis
Não é possível definir espécie
A pesquisadora de raias e tubarões do Rebimar, Eloísa Pinheiro Giareta, afirmou que essas raias são conhecidas como raia-ticonha ou raia-cachorro. “Duas espécies ocorrem nessa região: Rhinoptera bonasus e Rhinoptera brasiliensis. No entanto, não é possível identificar com precisão qual dessas espécies formou o agrupamento em Guaratuba somente observando-as externamente, já que a diferenciação entre elas se dá principalmente pela análise das placas dentárias.”
Segundo Eloisa, o cardume era formado por raias juvenis que, provavelmente, estavam se alimentando. Esses peixes podem ser encontrados do Brasil até a Florida (EUA). A pesquisadora informou que não se deve tentar interagir com esses animais, pois eles possuem um espinho (ou ferrão) na cauda, que pode causar ferimentos.