Por Cristina Harumi Adania
Veterinária com mestrado e doutorado em Ciência Animal. É coordenadora de Fauna da Associação Mata Ciliar, que mantém um centro de reabilitação de animais silvestres (Cras) em Jundiaí (SP)
universocetas@faunanews.com.br
Através de uma parceria firmada entre a Mata Ciliar e a Unidade de Gestão de Educação da Prefeitura de Jundiaí, iniciamos o projeto “De Olho na Mata”, possibilitando às crianças do 3º ano da rede pública, a observação do comportamento natural dos animais silvestres dentro dos recintos de reabilitação (RR), que são de grande dimensão, possuem muita vegetação natural e o acesso é muito restrito.
Nesses recintos, vídeo-câmeras foram instaladas em pontos estratégicos e as imagens são disponibilizadas em tempo real, além de gravadas para consultas posteriores. Ao assisti-los, as crianças passam a entender os motivos pelos quais os animais chegam ao centro de reabilitação de animais silvestres (Cras), discutem o seus destinos, procuram por eles nos recintos, os observam brincando, descansando e escondendo-se, entre tantos outros comportamentos considerados naturais de cada espécie.
A Mata Ciliar tem vários RRs: para lobo-guará, onça, jaguatirica e outros pequenos felinos, aves rapinantes, passeriformes e para pequenos mamíferos e demais aves.
Os recintos de reabilitação são essenciais para oferecer aos animais um melhor bem estar e, o mais importante, possibilitam que eles provem estar prontos para voltarem à natureza.
Enfim, são imagens reveladoras para conhecer e amar, ainda mais, os animais.