Tráfico de animais no Brasil: primatas também são vítimas

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
10 de outubro de 2012
Quando se fala em tráfico de fauna no Brasil, imediatamente se pensa em aves. Afinal, elas representam mais de 80% dos animais vítimas dessa atividade criminosa. Outro grupo bastante explorado é o dos pequenos primatas, que incluem macacos-prego, micos e saguis.

“Neste sábado, dia 06 de outubro de 2012, por volta das 14h, policiais militares ambientais localizaram um macaco-prego que estava em cativeiro na cidade de Sertanópolis, no norte do Paraná.

Macaco-prego apreendido no Paraná
Foto: Divulgação Polícia MilitarAmbiental

Uma denúncia anônima levou os policiais militares ambientais à casa localizada na rua Amazonas, área urbana da cidade, onde o animal silvestre estava sendo criado em um viveiro no quintal.

Viveiro onde estava o macaco
Foto: Divulgação Polícia Militar Ambiental

Foi localizada uma adolescente de 17 anos de idade que relatou que o animal era mantido por seu Amasio, de 22 anos de idade, que não estava na residência. A jovem desconhecia a origem do animal.” – texto da matéria “Polícia ambiental resgata macaco-prego que era mantido em cativeiro”, publicada em 8 de outubro de 2012 pela Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda)

“Apesar da redução do comércio legal de primatas, o ilegal continua e estes ainda são retirados em número significativo em relação ao tamanho de suas populações naturais. Mesmo um pequeno comércio vai afetar populações raras, vulneráveis ou ameaçadas, que sofrem também com a perda e a alteração do habitat.” – texto do 1º Relatório Nacional sobre o Tráfico da Vida Silvestre publicado pela ONG Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas)

Esse tipo de cena ainda é bastante comum
Foto: Divulgação SOS Fauna

– Leia a matéria completa da Anda
– Conheça a Renctas

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾