Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Jonailson de Albuquerque Maranhão Oliveira, de 29 anos, flagrado em 9 de setembro pela Polícia Militar Ambiental com nove cobras, seis jabutis-piranga, dezenas de roedores e uma onça-pintada fêmea jovem em sua casa, em Peruíbe, litoral sul paulista, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça. Ele é investigado pelos crimes de tráfico de fauna e maus-tratos a animais. A PM chegou até o suspeito após encontrar a companheira dele, Martha Cristhina do Nascimento, transportando 61 jabutis em Praia Grande (SP).
O Fauna News noticiou o caso na matéria “Litoral de SP: casal suspeito de tráfico de animais tinha até onça-pintada em casa”, publicada em 10 de setembro. Martha foi surpreendida pela PM Ambiental em uma van, onde estava como passageira e transportava 61 jabutis-piranga (Chelonoidis carbonaria) dentro de uma mala. Ela foi detida e levada para o 3º DP de Praia Grande.
O caso chamou a atenção dos policiais, que resolveram verificar a residência de Martha. A Justiça emitiu um mandado de busca e apreensão para o imóvel, localizado em Peruíbe, onde Jonailson acabou preso. No espaço sob a cama do casal, que foi transformado em um viveiro para cobras, a PM Ambiental encontrou sete cobras (pítons) de até cinco metros. A onça-pintada (Panthera onca) estava acorrentada no vão entre essa mesma cama e uma parede.
No imóvel, sujo com fezes e restos de alimentos, também viviam os três filhos do casal, de 9, 7 e 3 anos, que foram entregues ao Conselho Tutelar.
No 1º DP de Peruíbe, Jonailson afirmou ter comprado a onça no dia anterior e que comercializava alguns animais. O casal já havia sido detido em 10 de junho deste ano, na altura do km 384 da rodovia Washington Luís (SP-310), em Catanduva (SP), transportando dois macacos-pregos (Sapajus apella) dentro do porta-luvas de um carro. O Fauna News também noticiou esse caso (“Macacos são encontrados dentro de porta-luvas de carro em SP“).
https://www.youtube.com/watch?v=DUaB5Ij_EGo
Em junho, Jonailson e Martha já havia sido detida com macacos-prego dentro do porta-luvas de um carro – Imagens: PM Ambiental SP
De acordo com o juiz Carlos Guilherme Roma Feliciano, da 2ª Vara do Fórum de Peruíbe, Jonailson “cometeu, em tese, crimes de tráfico ilícito de animais e maus-tratos a animais silvestres e domésticos”. Na justificativa da decretação da prisão preventiva, ele afirmou: “Não há dúvidas, portanto, que a custódia cautelar do autuado evitará com que o mesmo continue a praticar novos crimes, uma vez que, em liberdade, encontraria os mesmos estímulos relacionados com a infração cometida.”
Martha, que foi surpreendida com os 61 jabutis, está solta. O Fauna News não conseguiu localizar a defesa de Jonailson.