Respeito pela fauna silvestre: a avançada Europa ainda carece

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
28 de fevereiro de 2012
Em 8 de novembro de 2011, escrevi “Portugal: porta de entrada para o tráfico de fauna brasileira na Europa”. Esse post foi baseado em número parciais que indicavam o problema. Da apreensão de ovos de tucanos, papagaios e araras brasileiros naquele país.

Vejamos como o ano terminou:

“Portugal registrou em 2011 a sua maior apreensão anual de aves ilegais de sempre, com a descoberta de 150 ovos que cruzaram o Oceano Atlântico de avião, colados ao corpo de “correios” contratados por traficantes.

Foto de brasileiro preso em 2011 com 30 ovos
Foto: Divulgação Ibama


Segundo fonte do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), os ovos foram apreendidos em seis momentos diferentes e eram de espécies da América do Sul. Um terço dos animais não sobreviveu à viagem.”
– texto (em português de Portugal) da matéria  “Apreensão de aves ilegais bateu recorde em Portugal em 2011”, publicada em 26 de fevereiro de 2012 pelo site português Sol

E tal procura por animais está acontecendo pelo fato de que a quantidade de animais vendidos legalmente não estar suprindo a demanda europeia. Com o aumento da procura, os tucanos, papagaios e araras têm valor no mercado negro que variam de 500 euros a 70 mil euros – preço de animais de espécies em extinção.

A média, nos anos anteriores, é ocorrerem cerca de 50 apreensões de ovos. As autoridades portuguesas estimam que apenas 10% do número de animais e ovos traficados são apreendidos.

O aumento na procura e as dificuldades de fiscalização (ovos, por exemplo, não são detectados em aparelhos de raios-x e por isso são transportados dentro de meias femininas junto ao corpo dos traficantes) indicam que campanhas de conscientização e atividades educativas são necessárias com urgência para reduzir a demanda.

Enquanto isso não for feito, o combate ao tráfico de animais continuará “enxugando gelo”.

– Leia a matéria completa do site Sol
Releia:
– “Reflexão para o fim de semana: brasileiro é preso com 30 ovos de papagaios em Portugal. Vamos lembrar da ararinha-azul, publicado pelo Fauna News em 27 de maio de 2011
– “Portugal: porta de entrada para o tráfico de fauna brasileira na Europa”, publicado pelo Fauna News em 8 de novembro de 2011

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾