“Após perder a parte de cima do bico devido a maus tratos de traficantes de animais, a tucana Tieta usava a parte de baixo para jogar pedaços de mamão para o alto e engoli-los. Mas, a cada três pedacinhos lançados, só um caía em sua boca.
Agora, com a ajuda de uma impressora 3D, Tieta não precisa mais fazer malabarismos. Ela ganhou um novo bico e já consegue se alimentar normalmente com ele.
“Nos primeiros três dias após a cirurgia tentamos dar frutas, mas ela não entendeu que já tinha um bico e não conseguia comer. Mas quando passei a usar iscas vivas, como larvas e baratinhas, ela pegou imediatamente”, diz Roched Seba, diretor do Instituto Vida Livre, que coordenou o projeto.
"Provavelmente ela havia comido isso quando estava em liberdade, então a memória de como usar o bico veio instintivamente", acrescenta.
Tieta foi resgatada de uma feira de venda ilegal de animais silvestres no Rio de Janeiro em março.
Chegou ao centro de triagem do Ibama em uma caixa de papelão com outro tucano, bem maior do que ela. Estava magra, desnutrida e já sem parte do bico.” – texto da matéria “Tucano vítima de maus tratos ganha bico feito em impressora 3D”publicada em 19 de agosto de 2015 pelo site da BBC Brasil
Tieta permanecerá o resto da vida em cativeiro. O tráfico lhe custou o bico e a liberdade.