Reflexão para o fim de semana: símbolo da Amazônia, o boto-cor-de-rosa está sendo dizimado no Pará

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
22 de abril de 2011
Pelo Facebbok o diretor de redação da Envolverde, Dal Marcondes, veiculou o vídeo “Boto-cor-de-rosa em Perigo”. A indicação vale ser assistida.

O vídeo produzido pelo The New York Times – equipe: Alexei Barrionuevo, Myrna Donut e Rob Harris – está sendo divulgado no portal MSN e denuncia a matança de botos-cor-de-rosa na comunidade de Igarapé do Costa, região de Santarém, no Pará. A população dos animais estaria sendo dizimada por pescadores que utilizam a carne e os ossos como isca para a captura do peixe piracatinga.

Alexei Barrionuevo é o correspondente do The New York Times no Brasil. No vídeo o jornalista entrevista o biólogo português Miguel Miguéis que trabalha na região e afirma não haver fiscalização. O pesquisador tenta convencer os pescadores a substituir a carne do boto pela de porco como isca, mas enfrenta resistência.

Novamente, a ausência de fiscalização e de uma política pública que atuem na educação e conscientização da população ribeirinha tem contribuído para a manutenção do problema. Segundo o biólogo, há dois anos foram registrados 250 botos-cor-de-rosa em uma reserva na região. Hoje esse número não passou de 50.

Assista ao vídeo:

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾