
“Um homem de 46 anos foi detido por uma equipe da Patrulha Rural da Polícia Militar de Três Lagoas na noite da quarta-feira (02) ao ser flagrado transportando três animais silvestres.
Conforme informações colhidas pela reportagem do JPNews e Pulseira de Prata, a equipe policial – composta pelo Cabo PM Gabriel e Mattos e soldado PM Tiego – realizava rondas pela rodovia MS-320, na região do Alto Sucuriú e um veículo com placas de Araçauba/SP, ocupado por três pessoas foi abordado para verificações de rotina.
Quando os policiais realizaram uma revista minuciosa no carro, uma caixa de papelão foi encontrada no porta malas e dentro da caixa, três papagaios brasileiros, um deles conhecido como “Ararinha Azul”, pois a ave tem as penas de cor azulada.
Questionado a respeito do transporte dos animais silvestres, o motorista do carro, disse que encontrou as aves ainda no ninho e resolveu leva-las até a cidade de Araçatuba e onde iria presentear a filha dele com as araras. O motorista ainda teria pedido aos policiais que "liberassem" ele para que as aves fossem levadas. Ele revelou ainda que encontrou as aves na região de uma fazenda a qual ele, juntamente com os outros dois ocupantes do carro, estariam trabalhando fazendo serviços rurais.” – texto da matéria “Homem é flagrado tentando levar araras para São Paulo”, publicada em 3 de novembro de 2016 pelo site do Jornal do Povo (MS)
Além dos problemas com a identificação das aves, surpreende a facilidade com que as pessoas encontram os animais e resolvem (como se eles fossem coisas) dá-los de presente.
Falta muita educação ambiental e sensibilização.