“60 filhotes de aves — sendo 50 papagaios e dez araras-vermelhas — foram apreendidos na tarde desta segunda-feira (2), na Via Dutra, em Itatiaia, RJ. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os pássaros foram encontrados em caixas dentro do porta-malas do carro de um casal.
A PRF informou que os suspeitos foram abordados no km 318, após passarem no pedágio e desobedecerem uma ordem de parada. Ainda de acordo com a PRF, eles saíram do estado de São Paulo e seguiam para Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde venderiam os animais em uma feira. A dupla foi encaminhada à 99ª Delegacia de Polícia (Itatiaia), onde foi autuada por crime ambiental.” – texto da matéria “60 filhotes de papagaios e araras são apreendidos na Via Dutra; veja vídeo”, publicada em 2 de novembro de 2015 pelo portal G1
Todo ano é a mesma coisa: entre osetembro e o início de dezembro, filhotes de papagaio e de arara são retirados de seus ninhos, no Cerrado do Mato Grosso do Sul, e levados principalmente para as regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Nos grandes centros urbanos, esses bichos passarão a serem sombras de animais silvestres, presos em gaiolas ou acorrentados em poleiros.
Para os ecossistemas, eles deixarão de cumprir seus papeis ecológicos.
– Leia a matéria completa no portal G1