“A Prefeitura de Sorocaba realizou nesta segunda-feira (30), das 14h às 16h30, a Blitz da Biodiversidade na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista. O objetivo foi conscientizar os motoristas sobre o problema do atropelamento de animais silvestres.
A ação resultou na abordagem de 197 veículos pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o que totalizou na sensibilização de um total de 284 pessoas. Destas, 81 afirmaram já ter visto ao menos um animal silvestre atropelado.” – texto da matéria “Animais atropelados são tema de blitz no bairro Alto da Boa Vista”, publicada em 30 de novembro de 2015 pelo site do jornal Cruzeiro do Sul (Sorocaba – SP)
De nada adianta uma rodovia ter boa infraestrutura para evitar atropelamentos de animais silvestres (com passagens de fauna, cercas, sinalização, velocidade limite reduzida e radares, por exemplo) se o motorista não está sensibilizado para o problema e dirige sem respeitar os limites de velocidade e desatento nos trechos onde ocorrem os acidentes. Que a iniciativa da prefeitura de Sorocaba seja parte de um projeto maior e perene, e que influencie outras cidades a fazer o mesmo.