Falar da fauna brasileira é um prazer e bem necessário, apesar de ser um tema complexo. Com milhares de animais que vão desde mamíferos a insetos, trata-se de uma fauna extremamente rica em pluralidade e beleza. Temos a maior fauna do planeta, mas, isso nos traz algumas responsabilidades.
Venha com a gente e entenda qual é a fauna brasileira, aprenda sobre sua pluralidade animal no Brasil e nossas responsabilidades enquanto nação para preservar toda essa beleza!
Diferentes biomas e ecossistemas brasileiro
É difícil falar sobre o que é a fauna ou bioma brasileiro. Antes de falar sobre a fauna brasileira, é preciso, fundamentalmente, entender que em nosso solo, não existe apenas uma fauna brasileira. Calma, vamos explicar! Como o território brasileiro é imenso, temos diversos biomas, aumentando assim, a variedade e diferenciação de faunas que habitam em todo Brasil.
Veja os biomas brasileiro:
- Cerrado
- Amazônia
- Caatinga
- Mata Atlântica
- Pantanal
Como em cada região apresenta diversas características únicas de ecossistema, faz com que cada bioma brasileiro desenvolva a aptidão de receber determinados animais com maior facilidade.
Para entender melhor sobre os diferentes biomas no Brasil, clique aqui!
Animais que compõem a fauna brasileira
No Brasil, você encontrará, como dito antes, uma enorme gama de mamíferos, aves, répteis, peixes, insetos… São cerca de 100 mil animais de diferentes tipos e espécies. Isso acontece, muito pelo fato de o Brasil possuir aproximadamente 500 milhões de hectares cobertos por florestas.
Vamos esquecer um pouco da pluralidade em biomas e trabalhar alguns animais que compõem a fauna brasileira?
Fauna brasileira:
- Anta;
- Jacaré do papo amarelo
- Arara-azul;
- onça pintada;
- Capivara;
- Peixe-boi-da-Amazônia;
- Pica-pau-amarelo;
- Tamanduá-bandeira;
- Tatu-canastra;
- Cervo-do-Pantanal;
- Ema;
- Queixada;
- Seriema;
- Lobo-guará;
- Mico-leão-dourado;
- Paca;
- Tatu-bola-da-caatinga;
- Tuiuiú.
Viu alguns dos animais tradicionais de nossos biomas espalhados pelo Brasil? Agora vocês estão mais preparados para falar sobre a pluralidade da fauna brasileira, o tamanho de nossas florestas, os diversos biomas e alguns dos animais tradicionais de nosso território.
Mas, vamos a uma realidade triste e que também tem haver com a fauna brasileira?
Ameaças à fauna brasileira
A fauna brasileira, cada vez mais, tem passado por pioras drásticas. O INPE, alertou para um crescimento de mais de 200% nas queimadas no Pantanal. Houve aumento de queimada em no mínimo 12 Estados do Brasil, nos últimos anos. Você pode acompanhar dados sobre as queimadas através desse site do INPE.
Além do aumento nas queimadas, o desmatamento também cresceu! Apenas na Amazônia, o INPE registrou um crescimento de desmatamento que chegou a 13.235 km2, um aumento de 21,97% em relação a taxa de desmatamento apurada pelo PRODES 2020 que foi de 10.851 km2.
A caça ilegal também tem crescido, causando grandes chances de desequilibrio em todo ecossistema em pauta. O consumo de animais silvestre ou apenas dessa caça ilegal, para além de ser um ato repugnante e odioso a outra vida, afeta diretamente os seres humanos, podendo até mesmo, causar novas pandemias.
Ainda sobre as ameaças em solo brasileiro sobre a sua fauna, podemos citar um dos pontos que mais causam mortes no cenário dos animais: O impacto dos transportes e os acidentes por atropelamentos a animais.
Espécies endêmicas e ameaçadas de extinção no Brasil
Sobre a fauna brasileira, há um aumento sobre o risco de extinção de diversas espécies. Precisamos considerar o número de espécies endêmicas, isto é, aquelas espécies que só são encontradas em determinadas regiões, mas, não só essas espécies sofrem ameaças de extinção no Brasil.
O lobo-guará, jaguatirica, tamanduá-bandeira, boto cor-de-rosa e arara-azul, são os animais que mais atravessam esse cenário de extinção. Porém, existem outros como a Ariranha, cervo do pantanal, onça pintada, pica-pau-amarelo, Tartaruga-de-couro e muitos outros.
Como podemos ajudar na conservação da fauna brasileira?
Existem muitas pequenas ações que são feitas de maneira consciente, se multiplicam e ganham força de maneira coletiva, mas, que de certa maneira, iniciam-se em mudanças a partir de você.
Dicas de ações de conservação que ajudam na Fauna brasileira:
- Evite comprar produtos de animais ameaçados de extinção;
- Apoie organizações de conservação;
- Faça sua parte na política: Vote consciente;
- Reduza sua pegada ecológica e evite atividades que possam prejudicar os animais e seus habitats;
- Divulgue e eduque : Compartilhe informações sobre conservação com amigos e familiares;
Por fim, ficou notável a força e pluralidade da fauna brasileira, tanto em sua totalidade, como em suas individualidades, reflexo de diversos biomas. Decerto, com grandes poderes, vem grandes responsabilidades. O Brasil se encontra em um cenário complicado em relação ao respeito e a vida dos animais. As queimadas, questões ecológicas, de clima, caça ilegal, destamento… tudo isso está corroborando para mais possíveis extinções de animais que compõem a fauna brasileira. De fato, é imprescindível tomarmos medidas individuais e coletivas que confrontem esses quadros.