Sabendo que existem mais de 900 mil espécies catalogadas e descritas, bem como uma estimativa de mais de sete milhões de animais ao redor do planeta, não há como não se encantar. Para entender um pouco mais sobre o mundo animal e o que é fauna, preparamos um caminho bem leve e informativo para você.
O que realmente devemos saber sobre a fauna? E sobre a fauna no Brasil? Será mesmo que estamos abordando algo realmente importante para a sociedade e para nosso dia a dia?
Venha com o Fauna News e descubra muito mais!
O que devemos saber sobre a fauna?
Muitos de nós podem ter uma ideia geral do que é a fauna. Mas, realmente, sabemos o necessário sobre a fauna de nosso país ou sobre a importância dela para o mundo?
Fauna é o termo que descreve a vida animal. Há várias abordagens para entender a fauna, por isso separamos as seguintes:
- Fauna de determinado bioma;
- Fauna de determinado tempo histórico;
Fauna de determinado bioma
A fauna pode estar direcionada à questão da diversidade de animais que convivem em determinado espaço geográfico ou em um mesmo bioma. Na mundialmente conhecida Amazônia, se encontram cobras de diferentes espécies, bem como inúmeros macacos, insetos, pássaros, peixes… Estamos tratando, portanto, da fauna amazônica, ou seja, dos animais que habitam aquele bioma.
Fauna de determinado tempo histórico;
Além de ter utilizado o termo fauna para apontar determinados animais que vivem no mesmo bioma, é possível também que essa palavra seja utilizada para apontar os animais que viveram em determinada época. Um bom exemplo desse uso está nas espécies da megafauna pré-histórica, que vai muito além dos dinossauros.
Tipos de Fauna
- Fauna Silvestre
- Fauna silvestre nativa
- Fauna silvestre exótica
- Fauna doméstica
- Fauna sinantrópica
Agora que conseguimos localizar sobre como o conceito de fauna costuma se apresentar, vale conhecer os tipos de fauna que encontramos no nosso cotidiano e em inúmeras regiões.
Fauna Silvestre
A fauna silvestre é formada por animais de espécies que não foram submetidas a qualquer processo de domesticação, como ocorreu com cães, gatos, gado bovino, cavalos e tantos outros. Os silvestres também são chamados de animais selvagens. Eles não necessitam de intervenções humanas para sobreviver, sendo totalmente autônomos em seus hábitats.
De forma simplificada, há dois grupos de fauna silvestre: a fauna silvestre nativa e a fauna silvestre exótica.
Fauna silvestre nativa
Chamamos de fauna nativa o conjunto de animais de espécies que possuem ocorrência natural em alguma região. Tamanduás-bandeira, lobos-guarás, onças-pintadas, botos-vermelhos, araras-canindé, canários-da-terra, jabutis-piranga, sapos-cururus, tubarões-lixa, abelhas-jataí e inúmeros outros são parte da fauna nativa do Brasil.
Não há a necessidade de o animal cumprir todo seu ciclo de vida em uma área, permitindo que indivíduos de espécies migratórias, que viajam para se reproduzir, por exemplo, sejam considerados nativos de uma região..
Fauna silvestre exótica
A fauna exótica é formada por animais de espécies não nativas, ou seja, que não ocorrem naturalmente em uma determinada região. O aparecimento de algum animal de espécie exótica geralmente acontece por interferência humana. É o caso do tráfico de fauna, em que animais são retirados de seus hábitats de origem e, muitas vezes, vendidos em áreas onde naturalmente não existem.
Há também o registro de animais de espécies exóticas por causa de fenômenos naturais, como animais marinhos que podem se perder em correntes, ou por alterações ambientais promovidas pelo homem, como a crise climática atual, que força animais a procurarem ecossistemas mais favoráveis à sua sobrevivência.
São exemplos de fauna exótica no Brasil o javali europeu (Sus scrofa scrofa), a abelha-africana (Apis mellifera) e o caramujo-gigante-africano (Achatina fulica).
Fauna doméstica
A fauna doméstica é formada por animais que passaram por processo de domesticação promovido pelo homem. Animais com determinadas características, seja de aparência ou comportamental, são selecionados e reproduzidos para que a característica se acentue e permaneça nos filhotes. Gatos, cachorros e algumas espécies de aves, como frangos e patos, foram domesticados e possuem, na maioria dos casos, dependência de condições criadas pelo homem para sobreviver.
Fauna sinantrópica
A fauna sinantrópica é o grupo de animais que compartilha seu hábitat e recursos como água e alimentos com os humanos. Eles conseguem sobreviver de maneira autônoma em ambiente antropizado – transformados pelo homem, como cidades e fazendas. São ratos, baratas, moscas, urubus, pombos, gambás e tantos outros, que podem também ser de espécies da fauna silvestre.
O que é fauna no Brasil?
O Brasil tem a fauna mais rica do planeta quando o assunto é diversidade. Segundo o Relatório Nacional sobre a Biodiversidade, temos mais de 100 mil espécies catalogadas apenas entre vertebrados e invertebrados. Só de insetos, estima-se mais de 15 milhões.
Desde os primórdios, nosso território abrigou e abriga uma biodiversidade imensa. Da época da megafauna, na pré-história, a fauna brasileira contava com mamutes, tigres-de-dente-de-sabre, preguiças-gigante e tatus-gigantes. São conhecidas mais de 150 espécies.
Atualmente, para adentrar de maneira mais eficiente em uma fauna tão plural como a do Brasil, é preciso entender seus biomas. Cada bioma tem suas especificidades, o que possibilita a existência de determinadas espécies da fauna. Vamos entender melhor…
- Bioma Cerrado
- Bioma Caatinga
- Bioma Amazônia
- Bioma Pampa
- Bioma Pantanal
- Bioma Mata Atlântica
Fauna e bioma Cerrado
O Cerrado, a savana brasileira, conta com grande potencial aquífero e uma parcela considerável da biodiversidade brasileira. Com um clima quente, marcado por uma estação seca e outra chuvosa, e diversos rios e nascentes, o bioma é habitado por uma grande quantidade de espécies animais.
O segundo maior bioma da América Latina e do Brasil, o Cerrado conta com animais como o lobo guará, o veado-mateiro, a lontra, a raposa-do-campo, a onça-pintada, o tatu-canastra, o gato-do-mato, o macaco-prego, o tamanduá-bandeira, a queixada, o caititu, a paca e muitos outros.
Fauna e bioma Caatinga
A Caatinga representa a área mais seca em solo nacional, o que lhe permite ter uma fauna muito especial. Com um clima semi-árido, de baixo índice pluviométrico, o bioma abriga animais com características adaptativas que os permitem sobreviver à dureza do ambiente.
São espécies encontradas na Caatinga a jiboia, a cascavel, o mocó, o preá, o tatu-peba, o gambá, o veado-catingueiro, o gato-do-mato, o galo-da-campina, o gavião-carcará, a asa-branca, o sapo-cururu, entre tantos outros.
Fauna e bioma Amazônia
A maior floresta do planeta conta com rica fauna. É preciso entender que a floresta amazônica se estende para além do Brasil, entretanto, apenas no território brasileiro, ela conta com mais de 1.294 espécies de aves, 427 de mamíferos, 378 de répteis, três mil de peixes e 400 de anfíbios. São mais de 100 mil invertebrados catalogados.
Alguns dos animais mais famosos e característicos desse bioma são o acari-branco, a saí-andorinha, a arara-canindé, o jacaré-açu, a harpia, o peixe-boi-da-Amazônia, o pirarucu, a sucuri,o boto-vermelho, várias espécies de sapos, rãs e pererecas…
Fauna e bioma Pampa
Os campos sulistas ou sulinos, ocupado por seu potencial hidroelétrico e um clima subtropical diferenciado, tem seu território habitado por uma bela biodiversidade. As emas, o tigre-d’água, o leão-baio (onça-parda) compõem esse belo cenário, bem como os veado-campeiros, preás, ratões-do-banhado, capivaras, tatus-mulita, entre muitos outros.
Fauna e bioma Pantanal
A maior planície inundável da Terra, o Pantanal conta com uma fauna extremamente diversificada e linda. Animais característicos desta área como os tuiuiús, as onças-pintadas, os jacarés-do-pantanal, as araras-azuis-grandes, as ariranhas, as sucuris-amarelas habitam esta que é uma das áreas com maior possibilidade de avistagem de grande quantidade de espécies – o que é ótimo para o turismo.
Fauna e bioma Mata Atlântica
Ocupando boa parte da região costeira do Brasil, a Mata Atlântica conta com uma fauna bem expressiva. Mesmo que com apenas 10% de sua mata nativa, resultado de séculos de ocupação humana, parte dos animais ainda conseguiu resistir.
Entre os animais na Mata Atlântica, podemos citar a anta, o mico-leão-dourado, o tiê-sangue, tucanos diversos, araras, beija-flores… E não é só isso! Jararacas, jacaré-do-papo-amarelo, cobra-coral, sapo-cururu, perereca-verde, rã-de-vidro e vários outros.
A importância da fauna para o planeta
Como você pôde notar, a fauna vem sofrendo duramente em toda a Terra com os impactos do modelo de vida que continuamos levando. Muitas espécies estão à beira da extinção e inúmeras outras já desapareceram.
Os animais silvestres têm função imprescindível para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas e, consequentemente, da vida humana. O fornecimento de água, por exemplo, depende de florestas saudáveis, que só existem se houver animais espalhando sementes e cumprindo inúmeras outras funções ecológicas.
Nós, brasileiros, precisamos entender que temos responsabilidade para com as gerações futuras e com todo o planeta. Somos protagonistas na conservação de alguns dos maiores biomas e de grande parte da fauna do mundo.
Por aqui, conseguimos entender o que é fauna, alguns dos seus tipos e até quais tipos de fauna habitam cada bioma brasileiro. Mais ainda, destacamos a importância da fauna para a manutenção da vida; da biodiversidade. É responsabilidade de todo cidadão cuidar da natureza e cobrar, dos setores públicos, ações que conservem não só a fauna, mas todo o meio ambiente.