Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Em duas ações realizadas no Rio Grande do Norte e no Piauí, em 6 e 7 de outubro, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 237 aves silvestres. Os trabalhos resultaram na detenção de 46 pessoas, mas nenhuma ficou presa.
No Rio Grande do Norte, equipes da PRF realizaram um “arrastão” contra a criação de aves ilegais em Macaíba e apreenderam 189 animais nas residências de 45 pessoas. O combate ao tráfico de fauna fez parte da operação Nordeste Seguro, que também aconteceu nos municípios de Ielmo Marinho e Santa Maria.
Já no Piauí, a ação da PRF conseguiu deter, na noite de 7 de outubro, um traficante de fauna. Ele estava em um ônibus que foi parado na BR-230, na altura do município de Floriano. Durante a vistoria do veículo, que saíra de Brasília (DF) e seguia para Patos (PB), os policiais encontraram, com um homem de 36 anos, caixas de papelão com oito papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva) e um transporte para pássaros com 40 canários-tipios (Sicalis luteola).
No terceiro episódio do podcast Silvestres, entrevistamos o presidente da ONG SOS Fauna, Marcelo Pavlenco Rocha, sobre o tráfico de filhotes de papagaios-verdadeiros. Confira baixo! São só 15 minutinhos.
https://youtu.be/J3JIPnr__jw