Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na tarde de sábado, 17 de setembro, 64 filhotes de papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva), com um homem na altura do km 315 da BR-222, em Tianguá (CE). Esta é a quarta vez que o traficante de animais é detido pelo mesmo crime.
Os papagaios e dois papa-capins (Sporophila nigricollis) estavam em caixas no porta-malas de um Corsa. De acordo com a PRF, o homem afirmou ter comprado as aves no Piauí por R$ 6 mil para vendê-las em feiras livres de Fortaleza (CE).
Uma equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de Ibiapaba recebeu as aves, que seriam transferidas para o Centro de Triagens de Animais Silvestres do Ibama no Piauí.
Temporada de tráfico de papagaios
Em 14 de setembro, o Fauna News noticiou a primeira apreensão de filhotes de papagaios-verdadeiros da atual temporada de tráfico da espécie. O caso aconteceu no Mato Grosso do Sul, onde quatro filhotes foram salvos pela PM Ambiental de um bandido que havia acabado de retirá-los de ninhos no município de Eldorado. O traficante fugiu.
De setembro até o final do ano, período de reprodução de papagaios-verdadeiros e araras no Cerrado brasileiro, é a temporada de tráfico de filhotes dessas aves. Traficantes de fauna retiram milhares os animais dos ninhos para enviá-los a centros urbanos, onde serão vendidos para serem criados como bichos de estimação.