Passagens de fauna no interior paulista: investindo na redução de atropelamentos

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
10 de abril de 2013
“Um pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) mostrou a importância das passagens de fauna para a redução do número de atropelamentos de animais silvestres nas estradas. Na Rodovia SP-225, entre Itirapina e Jaú (SP), os túneis usados para a travessia são considerados exemplos por especialistas. O número de passagens ainda é pequeno, mas agências ambientais estão exigindo que concessionárias e governos façam a instalação delas em obras de duplicação e construção de rodovias.

Animais em passagens de fauna sob a estrada: travessia segura
Imagens: Reprodução EPTV


A pesquisa
Com câmeras instaladas em 10 túneis da SP-225, a bióloga e pesquisadora da USP, Fernanda Abra, monitorou a frequência da travessia de animais. As imagens flagraram 21 espécies, como famílias de veados, tatus, capivaras e lobo-guará.”
– texto da matéria “Pesquisa da USP mostra importância das passagens de fauna nas rodovias”, publicada em 8 de abril de 2013 pelo portal G1

O massacre contra a fauna silvestre nas rodovias brasileiras foi historicamente negligenciado pelo poder público. Milhões de animais são atropelados anualmente, principalmente anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos.

Mas há luz no fim do túnel. Os processos de licenciamento ambiental de novas rodovias e das que está em obras de duplicação e melhorias já exigem a implantação de estruturas para evitar os atropelamentos (sejam elas túneis, pontes ou cercas, por exemplo) e de monitoramento para acompanhar a efetividade dos investimentos.

Em outubro de 2011, com a Portaria Interministerial 423, envolvendo os ministérios do Meio Ambiente e dos Transportes, foi criado o Programa de Rodovias Federais Ambientalmente Sustentáveis. A intenção é regularizar ambientalmente as rodovias federais que não possuem licença ambiental, determinando a realização de programas de monitoramento de fauna com a consequente adaptação da via para evitar e reduzir os atropelamentos.

“Estudos internacionais apontam que as passagens reduzem em até 87% os acidentes com animais.” – texto do portal G1

Precisa de mais algum argumento?

– Leia a matéria completa do portal G1 (com vídeo)

Passagem de fauna na SP-225
Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV
Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

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