Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Duas onças-pintadas (Panthera onca) invadiram, na madrugada de ontem, 9 de novembro, o recinto dos flamingos do zoológico Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR). Das 176 aves da espécies que a instituição abrigava, 172 morreram. Os felinos foram identificados e habitam a mata do Parque Nacional do Iguaçu, que faz divisa com o zoo.
Em nota divulgada em seus perfis nas redes sociais, o Parque das Aves informou que imagens do sistema de monitoramento por vídeo da instituição permitiram identificar as onças como sendo a fêmea Indira e seu filhote, Aritana, que está aprendendo a caçar. “Nem todos os animais vieram a óbito pela encontro direto com as onças. Alguns flamingos vieram a óbito pelo estresse da situação (fenômeno chamado de miopatia de captura)”, divulgou o zoológico.
O Parque das Aves, que se situa ao lado do parque nacional e abriga o Centro de Sobrevivência de Espécies Brasil (CSE Brasil), não relatou se já descobriu a forma como as onças entraram em suas instalações e nem se tomará alguma providência para tentar evitar o acesso de felinos. O trabalho com flamingos-africanos (Phoenicopterus roseus) e flamingos-chilenos (Phoenicopterus chilensis), começou em 1995, quando chegaram as primeiras 16 aves.
A equipe projeto Onças do Iguaçu, que atua na conservação das onças-pintadas na região, foi a responsável por identificar Indira e Aritana nas imagens gravadas. “O Parque das Aves é todo cercado e funcionários monitoram o perímetro e áreas internas diariamente, e seguem orientações de segurança fornecidas por nós”, informou.
Também em nota, o projeto Onças do Iguaçu afirmou ter recebido muitos questionamentos e comentários negativos sobre o comportamento das onças, após o ocorrido. “Onças são animais selvagens, são carnívoros, exímios predadores. Elas caçam e se alimentam de outros animais. Não são cruéis. São onças”, divulgou. E concluiu: “Nos perguntam se é seguro visitar os parques. Sim, é seguro. As onças sempre existiram na região e no Parque Nacional do Iguaçu, e não há um único registro de acidentes com pessoas em toda história. As onças tendem a se afastar de pessoas e buscar refúgio na mata, que é a sua casa e seu abrigo.”
Pesquisadores estimam em 250 animais a população de onças-pintadas na Mata Atlântica, Desse total, 28 vivem nos 185 mil hectares do Parque Nacional do Iguaçu – uma densidade considerada pequena para a área em questão.
O Parque das Aves está fechado. Em seu site, a informação é de que a visitação será retomada sexta-feira (12 de novambro).