Por Dimas Marques
Editor responsável do Fauna News
dimasmarques@faunanews.com.br
Uma onça-pintada sem a cabeça e as patas dianteiras foi encontrada segunda-feira (6 de maio) jogada às margens da BR-210, em São Luiz do Anauá (RR). É o segundo caso de felino decapitado e sem patas registrado no sul do Estado este ano. O outro caso aconteceu em janeiro, na BR-174 em Rorainópolis. Os locais são próximos.
Sobre a onça mutilada encontrada segunda-feira em São Luiz do Anauá, uma fêmea, o portal G1 veiculou o seguinte:
“Uma onça-pintada foi encontrada com a cabeça e as duas patas dianteiras cortadas nessa segunda-feira (6). O animal estava às margens da BR-210, em São Luiz do Anauá, sul de Roraima e foi encontrado pela Polícia Militar por volta de 23h30.
Não havia sangue no local e por isso a PM suspeita que o animal tenha morto em outro lugar.
A onça tinha cerca de dois anos e aparentava ter sido recentemente abatida, pois, segundo a PM, "o corpo estava frio e sem odor".
Com exceção das partes arrancadas, a PM informou que não havia ferimentos relacionados a morte. Apenas arranhões superficiais.
Os policiais ainda procuraram pela cabeça e as duas patas, mas os órgãos não foram encontrados. Nenhum suspeito do crime foi identificado. O caso foi registrado na delegacia da Polícia Civil de São João da Baliza.” – texto da matéria Onça-pintada é encontrada sem cabeça e patas às margens de rodovia em Roraima, publicada em 7 de maio de 2019 pelo portal G1
Em 19 de janeiro, o Fauna News publicou Cabeça e patas de onça-pintada: suvenires tétricos, lembranças de um massacre, em que abordou o caso do atropelamento de uma onça que, após sua morte, teve cabeça e patas retiradas do corpo. O fato aconteceu em 13 de janeiro na BR-174, rodovia que liga Manaus (AM) a Boa Vista (RR).
Essa onça morreu atropelada em virtude de um forte impacto na parte traseira de seu corpo e horas depois alguém cortou as partes do animal. Há fotos do felino com o corpo completo e decapitado. O primeiro registro do animal morto, ainda com a cabeça, foi feito pelo administrador Irauna Douglas por volta das 6h. Às 10h40, o repórter cinematográfico Franklin Moura passou pelo local e fotografou a onça já mutilado.
São Luiz do Anauá e Rorainópolis são municípios vizinhos. As BRs 210 e 174 se cruzam naquela região. Um caso tem ligação com o outro? Ou será que existe o costume de retirar a cabeça e as patas de onças para serem transformados em suvenires e tudo não passa de uma coincidência?
Bom, é a polícia quem deve responder a tais perguntas e identifica os responsáveis.
Será que vão se empenhar?
– Leia a matéria completa do portal G1
– Releia Cabeça e patas de onça-pintada: suvenires tétricos, lembranças de um massacre, publicado pelo Fauna News em 19 de janeiro de 2019