Por Luciana Ribeiro
lucianaribeiro@faunanews.com.br
Fim de ano é hora de fazer balanço e resoluções para o novo ano. O balanço é bom para a gente ver o que aprendeu, onde errou, o que deixou de fazer e o que teria feito diferente. Ou seja, é bom para preparar o terreno para as resoluções. E resolução é diferente de desejo. Normalmente, considera-se desejo aquilo que a gente quer, mas não depende da gente. E resoluções são coisas que gente pode, quer ou deve fazer.
Assim, entre as resoluções mais tradicionais estão emagrecer, deixar de procrastinar, dedicar mais tempo pra si próprio, fazer exercícios… E na lista dos desejos, encontramos coisas como ganhar na loteria, ver o time do coração levar o campeonato, menos violência e mais educação.
Mas, pensando bem, a gente tem que fazer alguma coisa pelos desejos também. Se não apostar, não vai ganhar na loteria de jeito nenhum, se não vestir as meias da sorte, é capaz do seu time não ganhar a decisão, se não votar com consciência, vai ser mais difícil ver alguma coisa mudar.
Entre as minhas resoluções para o Fauna News em 2018 estão voltar com força total com a coluna “Olha o Bicho!”, que, por motivos pessoais, teve que dar uma paradinha neste segundo semestre; colaborar com novas seções no site e trabalhar muito pela causa dos silvestres.
E os meus desejos são que nossos bichos e todo o meio ambiente sejam prioridade para o novo governo que vem aí, que as eleições não criem tanta divisão entre as pessoas e nos dêem alguma esperança, que tenhamos rios e energia mais limpos, menos consumo desenfreado e menos lixo, que a vida seja mais simples e a felicidade seja encontrada nas pequenas e nas grandes coisas.
Um ótimo 2018!