Por Luciana Ribeiro
lucianaribeiro@faunanews.com.br
Nomes populares: jabuti-piranga, red-footed tortoise (tartaruga-do-pé-vermelho, em inglês), morrocoy (em espanhol)
Nome científico: Chelonoidis carbonaria
Estado de conservação: não consta da lista vermelha da IUCN nem da Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção.
Nas notícias de apreensões de animais silvestres, pode ver, tem sempre jabuti no meio. É a velha história, o bichinho é simpático, as pessoas querem tê-lo em casa e compram sem nota fiscal e muito menos o número de registro no Ibama. Ou seja, certamente esse jabuti é mais uma vítima do tráfico de animais.
Há duas espécies de jabutis bastante parecidos e populares, o jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria) e o jabuti-tinga (Chelonoidis denticulata). O jabuti-piranga tem escamas vermelhas na cabeça e nas patas, que acabaram originando seu nome – em tupi-guarani, piranga significa vermelho.
O jabuti-piranga vive em área do norte, do nordeste e do centro-oeste da América do Sul, em regiões de cerrado, bordas de mata e florestas baixas. No Brasil é encontrado no Nordeste, Centro-oeste, Sudeste e Sul. Ele gosta de clima quente e úmido, apesar de conseguir sobreviver também em áreas secas.
Na maior parte do dia o jabuti-piranga fica ou escondido em tocas de outros bichos (como tatus e cotias) ou troncos ocos para se proteger de predadores ou tomando sol para fazer a sua termorregulação. Seus predadores mais frequentes são raposas, teiús, cachorros, gambás e ratos. Além do homem, é claro.
Na hora de comer, vale quase tudo. O jabuti é onívoro, comendo frutos, flores, cogumelos, sementes, insetos e animais mortos.
Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas e esses animais chegam a medir até 45 cm de comprimento e a pesar até oito quilos. A partir dos seis anos, o jabuti-piranga está pronto para se reproduzir. Os machos, que brigam entre si para ganhar o direito de acasalamento com as fêmeas, são territorialistas e atacam os invasores. As fêmeas botam até seis ovos.
Os quelônios (grupo formado por tartarugas, jabutis e cágados) são conhecidos pela sua longevidade e com o jabuti-piranga não é diferente, ele vive em média 80 anos. Mais um motivo para pensar duas vezes antes de decidir ter um animal desse como bichinho de estimação: provavelmente, ele vai viver mais que você.