Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Mais uma grande apreensão de aves silvestres traficadas aconteceu na Bahia. Desta vez, 900 animais foram resgatados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Itabuna, sul do estado, no início da madrugada de ontem. O outro caso envolveu 851 pássaros, que foram encontrados com dois irmãos na noite do dia 11, em Paulo Afonso.
De acordo com a PRF, um Pálio com placas de Francisco Morato (SP) foi parado para fiscalização na altura do posto policial localizado no Km 502 da BR-101. Durante a vistoria, as aves das espécies papa-capim e canário-da-terra foram encontradas em caixas de madeira que estavam no porta-malas do carro.
A PRF informou que o motorista saiu com as aves de saiu de Itabela e viajava com destino a cidade de Jequié, onde pretendia comercializá-las. O responsável foi levado para a delegacia local, onde o caso foi registrado. Ele foi solto para responder pelo crime em liberdade.
As aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Cruz das Almas. Várias delas já estavam mortas no momento da ação policial.