Macaco Chico: na verdade uma fêmea criada no amor torto

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
06 de agosto de 2013
Em 5 de agosto de 2013, o Fauna News publicou “Macaco Chico: vítima do poder público ausente e do amor torto por animais”, que comentou a apreensão de um macaco-prego-amarelo criado como bicho de estimação por 37 anos em São Carlos (SP). O caso gerou bastante polêmica, com muita gente considerando cruel a atitude da Polícia Militar Ambiental.

“Chico é o extremo do poder público ausente, de uma cultura antropocêntrica que considera o cativeiro correto e até uma forma de amor e da exploração sentimentaloide da imprensa (não surpreenderia se a Polícia Militar Ambiental tivesse se sentido pressionada e resolvido apreender o macaco após a publicação da primeira matéria sobre o animal, que tratou o caso simplesmente como algo curioso).” – texto do post “Macaco Chico: vítima do poder público ausente e do amor torto por animais”


O macaco viveu 37 anos com dona Elizete Farias Carmona
Foto: Fabio Rodrigues/G1

O animal foi levado para a ONG Associação Protetora de Animais Silvestres (APASS), em Assis (SP), onde exames veterinários descobriram que Chico é uma fêmea. O macaco ganhou um novo nome e agora se chama Carla. E o resultado desse tipo amor torto e egoísta, que normalmente sustenta o tráfico de animais, começa a aparecer:

 ‘“Em todo este tempo, o animal nunca foi levado a um veterinário, o que demonstra que a família sabia que não era legal manter em cativeiro um macaco-prego, por isso por tanto tempo eles não souberam se era fêmea ou macho e colocaram o nome de ‘Chico’”, afirma o presidente da ONG Aguinaldo Marinho de Godoy.

Esse era o lar do macaco, em São Carlos (SP)


Agora ‘Carla’, a fêmea está se acostumando com o novo ambiente, o presidente da ONG explica que a macaca vivia em condições totalmente inadequadas para uma espécie silvestre. ‘Ela foi mantida presa com uma corrente de cerca de um metro, que não é o espaço recomendado, ela disso criou sequelas como machucados no pescoço e atrofiamento dos pés”, completa Marinho.

Ainda de acordo com os integrantes da ONG, o animal destruiu a ‘coleira’ quando ela foi retirada. “O que demonstra que ela não gostava de ficar presa. Ela está se adaptando muito bem no ambiente de recuperação que está, apesar das sequelas que ficou”, completa. Ainda de acordo com Marinho, dificilmente o macaco poderá ser devolvido à natureza por ter vivido tanto tempo em cativeiro. “Essa espécie vive cerca de 40 anos, então os anos que restam de vida do macaco não é suficiente para fazer a readaptação à natureza. Ele deve ficar aqui, conviver com outros animais da espécie e quem sabe ainda dá até para reproduzir.”’ – texto da matéria “Veterinários de Assis, SP, atestam que macaco ‘Chico’ é fêmea”, publicada em 5 de agosto de 2013 pelo portal G1

Carla não retornará mais à natureza
Foto: Alan Schneider/G1

– Leia a matéria completa “Veterinários de Assis, SP, atestam que macaco ‘Chico’ é fêmea”, publicada em 5 de agosto de 2013 pelo portal G1
– Releia o post do Fauna News “Macaco Chico: vítima do poder público ausente e do amor torto por animais”, publicado em 5 de agosto de 2013

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾