Lobo-guará no litoral? Sim, em Ubatuba (SP)

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
19 de janeiro de 2012
Encontrei em 16 de janeiro de 2012, no Facebook, uma foto que me chamou a atenção. Era um lobo-guará morto ao lado de uma rodovia. Por si só, a imagem me lembrou dos inúmeros posts que já escrevi sobre atropelamentos de animais silvestres. Mas, dessa vez, algo mais estava envolvido: o animal estava em Ubatuba, litoral norte do estado de São Paulo.

Não sou biólogo, mas nunca soube da presença de lobo-guará em Mata Atlântica tão próxima do mar. Em Ubatuba então… Entrei em contato com Edélcio Muscat (biólogo da ONG Projeto Dacnis), que divulgou a foto, e recebi o texto abaixo.

Primeiro registro de lobo-guará no litoral acontece em Ubatuba
Por Elsie Rotenberg – Presidente Projeto Dacnis

Um achado inédito para Ubatuba ocorreu na segunda-feira, 16 de janeiro, da forma mais imprevista: às 7 horas da manhã, o biólogo da ONG Projeto Dacnis, Edélcio Muscat, recebeu um telefonema relatando o atropelamento de um lobo-guará na Rodovia Rio-Santos. Um tanto incrédulo – a presença do maior canídeo da América do Sul nunca fora relatada em Ubatuba –, Edélcio se deslocou para o local com o auxiliar de campo, Beto Chagas, e para sua surpresa viu tratar-se mesmo de um lobo-guará.

“Primeiro fui averiguar se o animal ainda estava vivo, pois não podia acreditar que o primeiro registro da espécie para Ubatuba pudesse estar morto”, relatou. “Infelizmente, a constatação foi a pior. Por outro lado pensei: a espécie habita ou está habitando nossas florestas!”

Foto: Edélcio Muscat

Isso é extremamente importante porque o lobo-guará vive em áreas de cerrado e campo, embora apareça em matas mais fechadas em altitudes maiores – como em Itatiaia e na Serra da Bocaina, ambas no estado do Rio de Janeiro. Até agora, não havia relatos da ocorrência da espécie no litoral. Ubatuba acaba de mudar isso.

Edélcio imediatamente acionou Marli Penteado, coordenadora de Pesquisa da Estação Ecológica Tupinambás, na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio, órgão ambiental do governo federal) em São Sebastião, e juntos colocaram os protocolos legais e científicos em andamento. Era preciso coletar material biológico para testes de DNA – é vital saber se esse indivíduo faz parte de alguma população conhecida de lobos ou se representa uma nova população – e preservar a carcaça na coleção do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP).

Tanto o museu quanto o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (CENAP), ligado ao ICMBio, ficaram surpresos e entusiasmados com o registro do lobo-guará em Ubatuba, especialmente por se tratar de ocorrência inusitada no litoral do Estado de São Paulo. As causas para a expansão da área da espécie poderiam também estar associadas aos desmatamentos da Mata Atlântica, fato que tem instigado pesquisadores no estado do Rio de Janeiro.

Foto: Edélcio Muscat

A vítima do atropelamento era uma fêmea adulta, pesando 28 quilos. É provável que existam outros lobos na área pois, apesar de viverem solitariamente, sua época de reprodução se inicia em breve. Serão necessários estudos e pesquisas para tentar encontrá-los e protegê-los em nosso município. O lobo-guará é uma espécie vulnerável à extinção e uma das principais causas de mortalidade são justamente os atropelamentos. As estradas em Ubatuba cortam florestas primárias e rotas de deslocamento conhecidas – porém não sinalizadas, algo que deveria ser pensado – de várias espécies animais. Agora o lobo-guará é mais uma delas.

– Conheça a ONG Projeto Dacnis

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾