Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) foi encontrado morto na manhã de ontem, 18 de maio, na altura do km 66 da rodovia SP-125, em São Luiz do Paraitinga (SP). O animal, uma fêmea jovem, foi vítima de atropelamento. O local do acidente fica dentro do núcleo Santa Virgínea do Parque Estadual da Serra do Mar.
O animal foi localizado por uma motorista que passava pelo local. Ela informou os funcionários do parque estadual, que retiraram o cadáver do animal do acostamento. Ele foi levado para a sede da unidade de conservação.
Ao ficar sabendo do ocorrido, Tiago de Carvalho Leite, biólogo e coordenador geral coordenador-geral do Instituto Profauna – Proteção à Fauna e Monitoramento Ambiental, ONG sediada em Ubatuba (SP), fez contato com a administração do núcleo Santa Virgínia e conseguiu a liberação para a entrega do cadáver do animal para o Departamento de Anatomia Animal do curso de Veterinária da Universidade Anhanguera, em São José dos Campos. O animal será utilizado para fins didáticos e científicos pela instituição.
O caso também foi relatado para o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do ICMBio. O Instituto Profauna realiza o acompanhamento de atropelamentos de animais silvestres em rodovias da região de Ubatuba para projetos de pesquisa e atuação junto ao poder público com a intenção de reduzir o problema.