Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) atropelado foi socorrido ontem, 2 de janeiro, na rodovia MS-379, entre os municípios de Dourados e Laguna Carapã, em Mato Grosso do Sul. O animal foi resgatado por uma equipe da PM Ambiental do estado, que foi avisada do ocorrido por um motorista.
Quando chegaram ao local indicado, cerca de 65 quilômetros da cidade de Iguatemi, os policiais encontraram o lobo-guará caído, sem conseguir se levantar. Ele foi capturado para ser conduzido ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande.
Os atropelamentos de animais silvestres são um grande problema no Mato Grosso do Sul, que até publicou um manual com orientações para a construções de estradas que gerem menos impactos para a fauna.
Lobo-guará
Na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção do Ministério do Meio Ambiente, o lobo-guará está classificado como “vulnerável”. Os atropelamentos são um grande problema para esses animais e um real fator de risco de desaparecimento em algumas regiões, como para a população que vive próxima a Uberlândia e Uberaba (MG). No Triângulo Mineiro, esses mamíferos são impactados em acidentes que acontecem na BR-050.
https://youtu.be/_SR0upk_fXs
Lobo-guará momentos após ser retirado da rodovia – Vídeo: PM Ambiental MS