
Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Dois irmãos foram detidos na noite de ontem, em Paulo Afonso (BA), transportando 851 aves silvestres ilegalmente. A dupla foi surpreendida por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que realizava uma ação de fiscalização na altura do Km 58 da BR 110.
De acordo com a PRF, os dois homens, irmãos de 36 e 46 anos, estavam em um Classic quando se aproximaram dos policiais. Ao perceberem a ação de fiscalização, eles saíram da estrada para entrar em um estabelecimento comercial. A atitude chamou a atenção dos policiais, que realizaram a abordagem.
No interior do veículo havia aves das espécies papa-capim, bigodinhos, trinca-ferro, pássaro-preto, corrupião, canário-da-terra. Elas estavam amontoadas em caixas de madeira com tela. Três animais já estavam mortos. Para a PRF, a dupla teria informado estar vindo de Feira de Santana (BA) e que as aves seriam comercializadas em Caruaru (PE).
As aves foram atendidas emergencialmente por uma veterinária da ONG Animallia. Os irmãos foram levados para a delegacia de Jeremoabo.