Importação ilegal de aranhas: negócio arriscado

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
03 de fevereiro de 2014
“O Ibama, em ação fiscalizatória conjunta com os Correios, interceptou nesta semana, um pacote com aranhas caranguejeiras exóticas, provenientes de Joanesburgo, na África do Sul, com destino a uma cidade no interior do estado do Paraná.

Aranhas apreendidas nos Correios
Foto: Divulgação Correios

A encomenda foi identificada nos procedimentos de raio-x dos Correios, quando então os agentes ambientais federais do Ibama depararam-se com produto de tráfico internacional de animais silvestres: quatro aranhas caranguejeiras exóticas, vivas, acondicionadas em recipientes plásticos, vindas diretamente do continente africano.” – texto da matéria “Aranhas vindas da África do Sul são apreendidas no Paraná”, publicada em 30 de janeiro de 2014 pelo portal Bonde

A hipótese mais provável é que as aranhas seriam criadas como bichos de estimação no Paraná e foram encomendadas via internet. Cabe agora a identificação do responsável por encomendar esses animais.

A introdução de espécies exóticas, que não são nativas brasileiras, é um risco. No caso de fuga dos animais, eles podem concorrer com espécies nativas, gerando desequilíbrio no ecossistema e até redução da população dos bichos brasileiros caso se adaptem e se reproduzam.

A transmissão de doenças, tanto para humanos quanto para outros animais, é outro problema, já que não se sabe as condições sanitárias do criador exportador bem como o estado de saúde das aranhas.
Negócio bastante arriscado.

– Leia a matéria completa do portal Bonde

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾