Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Um vídeo de um homem segurando uma onça-pintada (Panthera onca) melânica (preta) morta causou indignação esta semana nas redes sociais. Aparentemente, ele estaria se vangloriando de ter matado o animal para algumas pessoas que o filmavam e fotografavam. As imagens chegaram até a Polícia Civil do Maranhão que ontem, 20 de outubro, prendeu um suspeito, identificado somente como O.L.S., que teria abatido o felino na Terra Indígena Arariboia, em Arame, município distante 476 quilômetros de São Luís.
De acordo com informações divulgadas pela Polícia Civil do Maranhão, a ação para identificação e prisão do caçador aconteceu em virtude da circulação do vídeo e da comoção causada nas redes sociais. Com O.L.S., os policiais encontraram o couro da onça, duas espingardas, oito munições calibre 20 mm intactas e quatro deflagradas, além pólvora e outros materiais utilizados na prática de caça de animais silvestres.
O.L.S. foi indiciado na Delegacia de Arame e seria levado para uma unidade prisional da região. Não foi informado por quais crimes o suspeito está sendo investigado (atualização de 22 de outubro: o caçador ficou preso por causa das armas ilegais e não pelo crime ambiental de caça). A Polícia Civil divulgou que está tentando localizar os demais envolvidos no crime, já que outro homem aparece de frente na filmagem.
https://youtu.be/ODCnLhAX5AU
Vídeo que circulou nas redes sociais