Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará informou que um homem de 33 anos foi indiciado pela participação na morte da onça-parda (Puma concolor) ocorrida em 2 de novembro na localidade Sítio Timbaúbas, no município de Tarrafas. O caso gerou comoção após fotos de pessoas exibindo o animal morto serem publicadas e bastante compartilhadas em redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens. O suspeito irá responder pelo crime em liberdade.
O crime está sendo investigado na delegacia de Assaré. Após as imagens chegarem até os policiais, equipes de investigadores e policiais militares começaram a trabalhar no caso e um agricultor foi identificado como provável responsável pela morte da onça. Na manhã do dia 4, o suspeito compareceu para prestar depoimento.
De acordo com a SSPDS, o agricultor assumiu a responsabilidade pelo crime. Em nota, a secretaria informou que “o suspeito cuidava de gado na região, quando percebeu a aproximação do felino, que estava cercado pelos cachorros da propriedade. Ele teria disparado com uma espingarda e, com apoio de vizinhos, foi resgatar o corpo.” O indiciado teria alegado estar arrependido e afirmado que agiu exclusivamente para defender os animais de criação.
O Fauna News comentou o caso no artigo “Igual ao caso do MA, caçadores se gabam por matar onça. Desta vez, foi no CE”, publicado em 5 de novembro.