Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Quatro filhotes de periquito-rei (Eupsittula aurea), espécie também conhecida como jandaia-coquinho, foram encontrados por um motorista na rodovia General Euclides de Oliveira Figueiredo (SP-563), que liga Dracena a Presidente Venceslau (SP). As aves foram deixadas na base da Polícia Militar Ambiental, em Presidente Epitácio, de onde foram levadas para o centro de reabilitação de fauna da Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis (Apass).
Aos policiais, o motorista não forneceu informações que ajudem a descobrir o que teria acontecido com as aves. É fato que elas foram ali deixadas. Acredita-se que estariam sendo transportadas por traficantes de animais que, por algum motivo (como fazer muito barulho dentro de algum ônibus), as deixaram no local.
Os periquitos-rei são nativos da região e do Mato Grosso do Sul, estado onde ocorre intenso tráfico de papagaios-verdadeiros e araras. No segundo semestre, aves da família dos Psitacídeos, como os papagaios, araras e periquitos, estão se reproduzindo e seus filhotes acabam sendo coletados dos ninhos para serem vendidos na Região Metropolitana de São Paulo e Estados vizinhos.