Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Um homem foi detido, na tarde de domingo (2 de outubro), na BR-153, em Colinas do Tocantins (TO), transportando 38 aves silvestres. Ele estava em um veículo, que foi parado por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Após o registro do caso, o suspeito de tráfico de animais foi solto.
O homem foi parado pelos policiais às 17h30. Durante a vistoria do veículo, uma mala com 22 filhotes de papagaios-verdadeiros (Amazona aestiva) foi encontrada no porta-malas. Doze curiós e quatro coleirinhos estavam em uma gaiola, dentro de uma bolsa no banco traseiro do carro.
De acordo com a PRF, o responsável pelos animais informou que os papagaios eram da região de Balsas (MA). Os pássaros teriam sido comprados em Carolina (MA). As aves seriam vendidas em Itaquaquecetuba, município da Região Metropolitana de São Paulo.
O homem foi solto após o registro da ocorrência e responderá pelo crime em liberdade. As aves estão no Centro de Fauna do Tocantins (CEFAU), em Palmas.
Nova rota do tráfico
O Fauna News já noticiou o início da temporada de tráfico de papagaios e araras no Cerrado brasileiro. Regiões do Maranhão, Piauí e Tocantins têm ganhado destaque como áreas de captura de filhotes de papagaios-verdadeiros, que são levados para serem vendidos como bichos de estimação no estado de São Paulo.
No último episódio do podcast Silvestres, entrevistamos o presidente da ONG SOS Fauna, Marcelo Pavlenco Rocha, sobre o tráfico de filhotes de papagaios-verdadeiros. Confira baixo! São só 15 minutinhos.
https://youtu.be/J3JIPnr__jw