Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Um filhote de cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) foi encontrado ontem, 19 de janeiro, ao lado da mãe, que morreu atropelada, em uma estrada rural conhecida como Pontal, em Jardim (MS). Um funcionário de uma fazenda na região recolheu o animal e o entregou na base da PM Ambiental no município.
De acordo com a Polícia Militar, o filhote estava desidratado e com fome. Ele recebeu água e alimentação e foi encaminhado para o Recinto de Reabilitação de Animais Silvestres (Raras) de Bonito. Um veterinário examinou o animal e ficou responsável por oferecer cuidados até a transferência para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande.
Cachorro-do-mato
Essa espécie de cachorro-do-mato não consta na Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção. De acordo com o Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais ( Pró-Carnívoros), o cachorro-do-mato é o canídeo brasileiro mais bem conhecido. A principal ameaça tem sido doenças transmitidas por cães domésticos, já que esses animais se aproximam de áreas ocupadas por humanos.
Policial coloca pé ao lado de filhote para dar uma ideia do tamanho do animal – Imagem: PM Ambiental MS