O Fauna News mudou. O primeiro portal jornalístico do Brasil especializado em animais silvestres está como logotipo e identidade visuais novos, além de um portal totalmente reformulado.
As iniciativas fazem parte de um processo de modernização do veículo, que está completando 12 anos. O antigo logotipo, que tinha um tucano, já não representava o atual momento da marca. O Fauna News está reforçando sua identidade como veículo nativo digital, atento às oportunidades oferecidas pelo mercado e à demanda de seu público.
As mudanças estão alicerçadas sobre dois conceitos: modernidade e conservação. De essências aparentemente antagônicas, eles foram trabalhados na construção de uma marca para o Fauna News, que atua fortemente em plataformas digitais de jornalismo para a divulgação da necessidade de o ser humano valorizar e proteger a fauna silvestre.
A criação de um novo logotipo
O novo logotipo possui um tom de verde, que representa o hábitat de animais terrestres, como florestas, e dois tons de azul, que representam o hábitat de aves (céu) e da fauna aquática (rios e oceano). Já o conjunto gráfico que acompanha o nome Fauna News foi criado a partir de três elementos: o ícone de localização, o balão de diálogo e o globo terrestre. Juntos, eles comunicam que o Fauna News é um local de informações e notícias, onde discutimos e ouvimos opiniões com um olhar global para o todo. A criação é da designer Júlia Bauduin.
A partir de uma proposta também de Júlia Bauduin, o portal foi construído pela empresa paranaense Velx, que lapidou o projeto inicial. Agora, o leitor do Fauna News consegue encontrar todos os produtos do veículo em um único local: reportagens, notícias, artigos de especialistas, web stories, o podcast Silvestres (nas principais plataformas de áudio e no YouTube), as redes sociais e, em breve, a Newsletter do Fauna (curadoria semanal com p que foi notícia no universo dos animais silvestres) e uma área para os livros digitais que serão lançados – o primeiro, Entre os caminhos da Ecologia de Transportes – Desafios para a conservação da fauna, está em fase final de edição.
O processo de modernização foi possível graças à participação do Fauna News no programa Acelerando a Transformação Digital, iniciativa do International Center for Journalists (ICFJ) com apoio da Meta, que foi oferecido para veículos de comunicação filiados à Associação de Jornalismo Digital (Ajor). A projeto de mudanças no portal, que incluiu o lançamento do podcast Silvestres, foi uma das propostas escolhidas para desenvolvimento e implantação.
Futuro comercial
Novo portal e mais conteúdo, sem perder o olhar na qualidade do jornalismo produzido e veiculado. O próximo passo, de acordo com o editor-chefe Dimas Marques, é comercial, com a reformulação de seu programa de captação de recursos junto a leitores e o estabelecimento de parceiras com marcas que desejam investir em conservação da biodiversidade e que acreditam no divulgar informação de qualidade como parte fundamental do processo de proteção da fauna silvestre.