Em 2 de outubro, será realizada a eleição para Presidência da República, governadores dos estados e do Distrito Federal, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Você leva em consideração as propostas para os animais silvestres quando escolhe seus candidatos? Você sabe o que os candidatos estão propondo para a gestão e a conservação da fauna silvestre?
Com os objetivos de incentivar os eleitores brasileiros a ter a fauna silvestre como um dos critérios de escolha dos candidatos e de facilitar a busca por essas informações nas propostas de governo dos candidatos à Presidência da República e aos governos dos estados e do DF, o Fauna News preparou o #VotePorMim – Um Movimento pela Fauna Brasileira.
O #VotePorMim é formado por um site (www.votepormim.com.br), com as propostas para a fauna silvestre de todos os candidatos à Presidência da República e dos mais bem classificados nas pesquisas de intenção de voto aos governos dos estados e do Distrito Federal, e uma campanha de sensibilização dos eleitores. Uma equipe de jornalistas vasculhou os programas de governo registrados pelas chapas concorrentes na Justiça Eleitoral para encontrar o que cada um está prometendo fazer diretamente para os animais silvestres.
A grande maioria dos candidatos sequer toca na questão da fauna silvestre nas propostas de governo registradas na Justiça Eleitoral. Somente três dos 12 presidenciáveis – Jair Bolsonaro (PL/coligação Pelo Bem do Brasil), Pablo Marçal (Pros) e Soraya Thronicke (União), têm alguma proposta (nem sempre boa!) abordando animais silvestres. Para os estados, apenas 20% das 95 propostas vasculhadas abordam o tema fauna. Isso em 15 estados.
Vale destacar que o fato de ter alguma proposta para a fauna não significa que o candidato tenha uma real preocupação com a conservação e o bem-estar dos animais silvestres. Não foi realizada uma análise qualitativa. A intenção é oferecer aos eleitores um serviço que facilite encontrar as promessas dos candidatos.
Campanha
O site #VotePorMim também conta com quatro vídeos para serem compartilhados nas redes sociais. Neles, animais falam dos problemas que enfrentam e pedem ao eleitor que pense na fauna quando for escolher seus candidatos. Afinal, bicho não vota.
O papagaio-verdadeiro Caio aborda a questão do tráfico de animais, a onça-pintada Juliana fala da caça, a anta-brasileira Patrícia trada dos atropelamentos e a ariranha Larissa da perda de habitat.
“A proposta é que esses vídeos e a hastag #VotePorMim circulem o máximo possível entre os eleitores. Nós, brasileiros, não estamos acostumados a pensar nos animais quando escolhemos nossos candidatos. O site e a campanha que estamos lançando quer mudar essa situação”, afirmou o editor-chefe do Fauna News, Dimas Marques.
O site e os vídeos não contêm o logotipo do Fauna News e está totalmente disponível para quem desejar utilizá-los e compartilhá-los. Para ter acesso ao conteúdo, acesse: https://encurtador.com.br/dvP69
O #VotePorMim é um dos resultados da participação do Fauna News no Acelerando a Transformação Digital, um programa desenvolvido pelo International Center for Journalists (ICFJ), a Meta e a Associação de Jornalismo Digital (Ajor).
https://youtu.be/SmcXjVBtlvk