Por Fauna News
O portal Fauna News e o curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) estabeleceram uma parceria para divulgar o meio ambiente do Pantanal. Além de atuar na veiculação de informações de qualidade sobre o bioma, o projeto ABC do Pantanal tem como objetivo enriquecer a formação de estudantes de Jornalismo e de outras áreas de conhecimentos interessados em divulgação científica. A proposta é uma iniciativa da pesquisadora e professora do curso de Jornalismo do campus de Tangará da Serra (MT), Eveline Baptistella, e fará parte do Projeto Nova Geração, do Fauna News.
O ABC do Pantanal é um projeto de extensão universitária inédito na Unemat. Os estudantes inscritos produzirão conteúdo jornalístico sobre o Pantanal mato-grossense para redes sociais e sites tendo como bases os conceitos do jornalismo científico e ambiental. “Além de contribuir para a formação profissional dos estudantes do curso de Jornalismo da universidade, o projeto levará informações sobre as características do bioma para o grande público”, explicou Eveline.
Os professores envolvidos no projeto e o editor-chefe do Fauna News, Dimas Marques, irão orientar os estudantes na elaboração de pautas e na realização de entrevistas com especialistas. O conteúdo apurado será divulgado de maneira sintetizada no formato de cards no Instagram e como matérias no Fauna News. “Os leitores do site vão ter a oportunidade de entrar em contato com um conteúdo elaborado por futuros jornalistas que residem e conhecem a realidade da região. Essa proximidade com os fatos e o contexto local garante abordagens jornalísticas diferentes das elaboradas por profissionais de fora”, salienta Dimas Marques.
O ABC do Pantanal já está selecionando estudantes para compor sua equipe.
Projeto Nova Geração
O Fauna News não atua somente na produção de conteúdo jornalístico focado nos animais silvestres. Um dos objetivos do portal é contribuir na formação de jornalistas competentes para lidar com o tema fauna.
O Projeto Nova Geração tem como base parcerias com faculdades, centros universitários e universidades que mantenham cursos de Jornalismo. Sob a supervisão dos professores, os profissionais do Fauna News ministram palestras e workshops aos alunos, que têm a possibilidade terem reportagens publicadas no site.
O processo de confecção das reportagens é acompanhado pelos profissionais do Fauna News, que dão orientações na elaboração da pauta, durante a apuração das informações e na confecção dos textos.
O Brasil é apontado como um dos 17 países megadiversos, ou seja, com maior biodiversidade do planeta. Estima-se que 13% das espécies da fauna e flora da Terra estejam em território nacional, sendo que 117.096 delas são de animais (Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção – Volume I, ICMBio, 2018). O país é o que possui maior número de espécies de anfíbios e primatas do mundo, o segundo em mamíferos e o terceiro em aves e répteis. É a sexta nação em endemismos (espécies que só ocorrem em um local) de vertebrados.
Ao mesmo tempo, o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio, 2018), elenca 1.182 espécies ameaçadas. Apesar da existência de legislação e estruturas governamentais de proteção, a fauna silvestre é alvo de inúmeros ataques promovidos pelas ações humanas – o que inclui descaso do poder público e iniciativas de gestores e legisladores em flexibilizar a proteção e facilitar de forma negativa a exploração econômica dos animais silvestres e seus habitat.
A relevância da fauna silvestre brasileira e das ameaças existentes exige profissionais que tenham qualificação para informar a população desse contexto e da importância da conservação. Os jornalistas têm de ir além do mero relato, oferecendo conteúdo analítico e crítico para quem os leem, escutam ou assistem.
Para participar, professores e representantes de entidades de ensino devem entrar em contato com o Fauna News, destacando no assunto do e-mail: Projeto Nova Geração.