
Por Fernanda Zimmermann Teixeira
Bióloga, mestre e doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pós-doutoranda no Laboratório de Ecologia da Paisagem da Carleton University (Canadá) e integrante do Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias (NERF-UFRGS)
estradas@faunanews.com.br
As estradas ao redor do mundo muitas vezes passam pelo meio de áreas florestais. A construção de uma estrada no meio de uma floresta faz com que a mata, que permanece dos dois lados da estrada, fique dividida.
E como animais arborícolas fazem para atravessar?
Animais como macacos, preguiças e alguns roedores que vivem no alto das árvores evitam ao máximo descer ao solo e podem ficar isolados em apenas um dos lados da estrada. Outros animais que também vivem em árvores, como gambás e ouriços, podem descer com maior facilidade e tentar atravessar a estrada.
De qualquer maneira, a presença de estrada separando duas áreas de mata nativa traz um dilema para os animais que vivem no dossel (nível mais alto da floresta, na copa das maiores árvores): o risco de atropelamento, caso desçam das árvores e tentem atravessar a estrada, ou o isolamento em apenas um dos lados da estrada (e muitas vezes a árvore cheia de frutos apetitosos está do outro lado!).
Como resolver esse problema?
Uma alternativa – que pode ser considerada relativamente de baixo custo – é a instalação de pontes de corda. Também chamadas de pontes de dossel, são passagens de fauna construídas com cordas ou cabos de aço ligando o dossel da floresta entre dois lados de uma estrada. Essas pontes já foram instaladas em alguns lugares do mundo, como Austrália e Brasil, mas ainda são pouco conhecidas. Existem diferentes modelos de pontes de dossel, construídas tendo como alvo diferentes espécies, desde primatas até pequenos roedores.
Sabemos que essas pontes são bastante utilizadas por vários animais. Entretanto, falta ainda implementar programas de monitoramento de longo prazo para podermos estimar qual o efeito dessas pontes na manutenção das populações de animais arborícolas em florestas no entorno de estradas.