Exportação de animais: preocupação durante copas de futebol

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
29 de março de 2013
“O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai convocar as companhias aéreas brasileiras para participar do Fórum Nacional de Coordenação de Ações do Poder Judiciário para a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014, criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para atuarem como aliadas no enfrentamento de questões como crimes ambientais, prostituição infantil e tráfico de animais.

Cartaz de Ziraldo aborda o problema
envolvendo visitantes estrangeiros


“Nosso objetivo é ter essas empresas como grandes aliadas nas campanhas de comunicação que faremos junto aos turistas estrangeiros que vierem para o País participar da Copa das Confederações e da Copa do Mundo”, explicou o presidente do Fórum da Nacional da Copa, conselheiro Bruno Dantas. (…)”
– texto da matéria “Aéreas são convocadas pelo CNJ para ações durante a Copa 2014 e das Confederações”, publicada no Portal Transporta Brasil em 20 de março de 2013

O grande movimento nos aeroportos poderá ser um atrativo para estrangeiros dispostos a traficar animais contando com algum possível problema de fiscalização. Deve-se também lembrar que algum turista desavisado pode se interessar em levar para seu país de origem alguma “lembrancinha viva”. Para ambos os casos, a campanha ajudará. Afinal, mostrará que as autoridades estão atentas e alertará aos desavisados sobre a ilegalidade da compra de animais silvestres no mercado negro.

Que bom seria se campanhas como essa não fossem esporádicas e tivessem um caráter permanente.

– Leia a matéria completa do Portal Transporta Brasil

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾