Estradas e fauna. Impacto além dos atropelamentos: o ruído

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
14 de janeiro de 2014
O mais conhecido impacto das estradas e rodovias na fauna silvestres é o atropelamento. Mas as consequências vão muito além.Ao cortar o hábitat de uma espécie animal, a estrada pode dificultar e impedir o deslocamento em busca de alimentos, de parceiro para reprodução, de local para dormir e de água. Pode também isolar populações, não permitindo a troca genética entre indivíduos de grupos diferentes, promovendo endogamia (cruzamento entre parentes). Esse fenômeno pode dificultar a adaptação dos animais frente a mudanças ambientais, facilitando extinções locais.

Os ruídos produzidos pelo tráfego de veículos é um impacto raramente divulgado ou levado em conta em estudos de impacto ambiental dos empreendimentos. Para as aves é um fator que não pode ser desconsiderado.

Veja o resultado de um estudo realizado em Idaho, nos EUA, onde os cientistas escolheram um trecho de 500 metros na crista de uma longa montanha e colocaram 15 grupos de alto-falante ligados a amplificadores reproduzindo os sons de uma estrada.

“(…) o barulho típico de uma estrada, mesmo na ausência da estrada propriamente dita, afasta os pássaros do local. Quanto maior o nível do ruído, mais distantes ficam os pássaros, e quanto mais parecido com o ruído da estrada for o canto de um pássaro, mais ele vai evitar pousar perto da via.

Talvez você ache esse efeito pequeno. Mas lembre: o efeito nocivo aos pássaros se estende por 300 metros de cada lado da estrada. Se 83% dos locais nos EUA estão a menos de mil metros de uma estrada, é fácil deduzir que em uma grande fração do território dos EUA o ruído das estradas já altera o comportamento dos pássaros. Um prato cheio para os estudos de impacto ambiental.”  – texto do artigo “Via fantasma assusta aves“, escrito pelo biólogo Fernando Reinach publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo em 28 de dezembro de 2013

Será que, mesmo sabendo dessas consequências, deixariam de construir uma estrada ou mudariam seu traçado?

– Leia o artigo completo de Fernando Reinach

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Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

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