
Em 18 de março, último dia do 40º Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), realizado em João Pessoa (PB), foi lançada a campanha “2016 – O Ano do Papagaio”.
“Todos os anos, durante o congresso, é lançada uma campanha que visa ajudar alguns zoológicos do Brasil que não possuem recurso para financiar projetos de campo. Para 2016, vários pesquisadores de papagaios nos procuraram e pediram que esse fosse o ano dedicado à espécie, pois temos projetos de campo com papagaio Charão, papagaio da Cara Roxa, papagaio de Peito Roxo e papagaio Chauá, e os quatro são do Brasil e estão sob ameaça de extinção”, comentou Yara Barros, bióloga e diretora de Comunicação da SZB.
Ainda segundo Yara Barros, o papagaio conhecido como “verdadeiro” não está ameaçado, mas é muito utilizado para tráfico. Dessa forma, além de criar o ano do papagaio, a SZB apoia a iniciativa dos pesquisadores através da produção de material educativo.
“São 124 zoológicos e aquários no Brasil, que recebem milhões de visitantes por ano. A ideia é que essas instituições ajudem a divulgar essa campanha contra o tráfico de animais, trabalhando com suas equipes de educação ambiental, divulgando esses projetos e conscientizando seus visitantes para que não comprem papagaios ilegais. Esperamos, com isso, proteger essas espécies”, afirmou a diretora.” – texto da matéria “Campanha ‘Ano do Papagaio’ é lançada no encerramento do Congresso de Zoológicos”, publicada em 19 de março de 2016 pelo site da prefeitura de João Pessoa
Para ajudar a financiar a campanha e as ações educativas contra o tráfico de papagaios planejadas, a SZB implantou uma ação de arrecadação de fundos no Kickante. Com a sua contribuição, a ideia é conseguir R$ 30 mil até 5 de junho de 2016.
“Agora em 2016, estamos desenvolvendo a campanha “O Ano do Papagaio”, uma parceria nossa com os projetos de conservação de papagaios do Brasil, com ênfase nas espécies papagaio-da-cara-roxa, papagaio-do-peito-roxo, papagaio-charão, papagaio-chauá e papagaio-verdadeiro. O Ano do Papagaio pretende mostrar para os visitantes de zoos e aquários do Brasil um pouco sobre estas espécies e sobre os projetos desenvolvidos. A "estrela" da campanha é o papagaio-verdadeiro, que ocorre em todo o país e é uma espécie emblemática e muito impactada pelo tráfico. Quase 40 milhões de animais são capturados anualmente na natureza, sendo que a maioria morre, e com muito sofrimento, pois viajam escondidos em caixas, sem água ou comida e muitas vezes sedados.” – texto da campanha no site Kickante
Você pode contribuir com valores que vão de R$ 20 a R$ 350. Dependendo da doação, há diferentes tipos de recompensas. Participe, contribua! Os zoológicos e aquários brasileiros recebem a visita de cerca de 20 milhões de pessoas todos os anos; um ótimo público a ser conscientizado.
Entre no site da campanha, onde há muita informação, e colabore.
– Faça aqui sua doação
– Leia a matéria completa sobre o lançamento da campanha no site da prefeitura de João Pessoa
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