Análise de Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Hoje, 12 de novembro, é o Dia do Pantanal.
As queimadas que assolaram o bioma este ano serão lembradas por muito tempo. E é assim que deve ser. Tem mão humana envolvida. Tem crime.
Se teve condições climáticas extremas contribuindo, como a falta de chuva? Sim, teve.
Mas a dimensão dos incêndios ganhou status de tragédia pelo fogo intencional ateado e pela ausência dolosa do poder público. E sabe-se lá quantas vidas foram perdidas e quantas ainda, por falta de alimento e água, perecerão.
Tem gente trabalhando para reduzir a dor, dimensionar o impacto e planejar como amenizar o sofrimento futuro.
Invista 20 minutos do seu dia assistindo ao documentário Heróis do Fogo. A realidade da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Sesc no Pantanal é um recorte do que o bioma está sofrendo neste 2020.
As colunistas do Fauna News, Gabriela Schuck de Oliveira (pesquisadora do Núcleo de Ecologia de Rodovias e Ferrovias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – NERF/UFRGS, que escreve para a coluna Fauna e Trabsportes) e Cristina Harumi Adania (coordenadora do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres da ONG Associação Mata Ciliar, que escreve para a coluna Universo Cetras) participam do documentário relatando o trabalho que desenvolveram e estão desenvolvendo por lá.
https://youtu.be/m1ELs2AeQpc