Por Isabella Baroni
Jornalista em formação
isabellabaroni@faunanews.com.br
A Ampara Silvestre irá promover a versão brasileira do evento Desafio da Natureza Urbana (City Naturale Challenge – CNC). A ação, que teve origem em 2016 como uma competição entre São Francisco e Los Angeles, nos Estados Unidos, é um movimento global que pretende trazer a natureza para perto das pessoas ao propor que cada um encontre e documente a vida selvagem em suas cidades, sendo um grande momento para a promoção da ciência cidadã.
No Brasil, a edição acontecerá em São Paulo (SP), em parceria com a prefeitura da capital paulista, e em Poconé (MT), com o apoio do Sesc Pantanal. “Temos a expectativa de alcançar pessoas que não têm o costume de observar a natureza, ampliar a visão desses cidadãos sobre a sua relação com a vida silvestre, principalmente na área urbana”, disse o gerente de projetos da Ampara Silvestre, Maurício Forlani.
“Em São Paulo, esperamos um público de cerca de mil pessoas. Já na região de Poconé, esperamos um número menor de participantes, porém registrando um número maior de espécies devido às características de preservação da natureza na região, mesmo em área urbana”, frisou Maurício.
São Paulo
O desafio acontecerá em duas etapas. De 25 a 28 de abril ocorrerá um workshop na Umapaz (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz da prefeitura de São Paulo) com o tema “Ampliando o olhar para a biodiversidade urbana”. O segundo momento, de 29 de abril a 2 de maio, consiste em fotografar o máximo de animais e plantas em sua cidade. As observações deverão ser compartilhadas pelos aplicativos iNaturalist e eBird (esse último, exclusivo para aves). “Haverá estandes e saídas guiadas no parque do Carmo (zona leste), parque da Aclimação (região central) e no parque Chácara do Jóquei (zona oeste). Já no domingo,1º de maio, haverá expedição para o registro de aves com um guia para grupo de até 30 pessoas no Horto Florestal, na zona norte, e, à tarde, visita guiada no parque do Carmo. Na segunda, dia 2, às 7h, finalizaremos as visitas com uma atividade de observação de aves no parque linear 9 de Julho, na zona sul. As visitas contarão com o apoio da ONG SAVE Brasil”, destacou Maurício.
Para mais informações, visite o site e confira a programação.