Por Dimas Marques
Editor-chefe
dimasmarques@faunanews.com.br
Criador amador de pássaros, com registro no Ibama, Igor Estevam Rodrigues Martins foi surpreendido ontem por policiais militares ambientais saindo de uma mata em Queluz (SP) após coletar um ninho com dois filhotes de coleirinho-papa-capim (Sporophila caerulescens). Na casa dele, os Pms ainda encontraram aves ilegais, um ninho vazio e anilhas com suspeita de irregularidades.
Os policiais da 4ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar Ambiental trafegavam no sentido Rio de Janeiro da rodovia Presidente Dutra quando, na altura do km 7, em Queluz, viram Igor saindo da mata com uma gaiola. Uma abordagem foi realizada e constatou-se que o criador estava transportando um azulão (Passerina brissonii) devidamente anilhado e o ninho com os dois filhotes que tinha acabado de ser coletado.
Pelo fato de Igor ser criador registrado no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros do Ibama (SisPass), os policiais decidiram vistoriar o plantel dele. Na residência de Igor, em Queluz, foi encontrado um tiziu (Volatinia jacarina) com anilha (anel colocado na perna do animal com seu número de identificação) indicando que a ave deveria ter nascido em 12 de dezembro de 2019, mas verificou-se que o animal não tinha sequer um mês. De acordo com a Polícia, ele anilhou a ave com a anilha de outro pássaro do mesmo espécime que havia morrido.
Dois tico-ticos (Zonotrichia capensis) também foram apreendidos, pois um deles estava sem anilha e o outro tinha uma anilha com suspeita de adulteração. Igor teria confirmado ter clonado a anilha com a numeração de outra. Foi constatada ainda a ausência de um trinca-ferro-verdadeiro (Saltator similis), que constava no plantel do criador e deveria estar no local.
Um ninho retirado da natureza e uma anilha avulsa com numeração do SisPass foram recolhidos pelos policiais. O caso foi registrado na delegacia da cidade e Igor liberado para responder pelos crimes em liberdade. As aves foram encaminhadas para o Instituto de Manejo de Biodiversidade até a transferências para um centro de triagem e de recuperação de animais silvestres.