Construção e duplicação de rodovias: impacto zero não existe, mas deve ser a meta

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
12 de junho de 2014
“Apesar de nem sempre serem vistos pelas pessoas, muitos animais silvestres vivem às margens das rodovias. Em iniciativa da Cart, empresa responsável pela administração de rodovias da região, é realizado o resgate e transferência para local seguro anfíbios, mamíferos, répteis, aves e insetos encontrados nas áreas das futuras obras de duplicação de vias e que não conseguiriam dispersar-se por meios próprios.

Felino sendo resgatado na área de duplicação da Raposo Tavares (SP)

Foto: divulgação Nature

De acordo com a empresa, eles são soltos em áreas próximas que não sofrerão interferência das obras. O Projeto de Remanejamento de Fauna foi aprovado pela Cetesb e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, informa a Cart, que contratou uma empresa especializada em soluções ambientais, que utiliza métodos de captura e manejo da fauna.

Após a obtenção do licenciamento ambiental, mas antes que as máquinas comecem a trabalhar na supressão da vegetação, é feito um inventário da fauna existente no trecho onde serão realizadas obras. Os animais silvestres encontrados na área da futura obra, quando constatada a impossibilidade de se dispersarem por próprios meios, são removidos.

Números
Na duplicação da Rodovia Raposo Tavares, nos municípios de Rancharia e Martinópolis, em 2013, foram resgatados 241 animais, entre anfíbios, mamíferos, répteis, aves e insetos. Ninhos com ovos ou filhotes e até colmeias de abelhas nativas também são realocados.”
– texto da matéria “Animais são retirados de áreas próximas de rodovias”, publicada em 4 de junho de 2014 pelo Portal Prudentino (Presidente Prudente – SP)

Toda estrada e rodovia causa impacto na fauna. Sempre. O simples fato da construção da via já fragmente o hábitat de alguma espécie, tornando-se uma barreira – que pode ser intransponível para alguns animais ou um obstáculo perigoso a mais para outros. O som dos veículos em movimento, a emissão de poluentes no ar, os derramamentos e vazamentos de combustível e óleo, o lixo jogado pelos motoristas, os atropelamentos e a ocupação das margens por empreendimentos residenciais e comerciais, entre tantos outros, afetam a vida dos silvestres.

Antes da construção das estradas e rodovias, esses impactos têm de ser previstos, dimensionados e reduzidos o máximo possível – inclusive com a alteração do traçado da via. Nesses casos e nas duplicações (como da Raposo Tavares), os animais têm de ser retirados antes do início das obras e transferidos para áreas com as mesmas características do hábitat original de cada espécie.

Infelizmente, esse trabalho todo nem sempre é feito com o cuidado que merece – nenhuma referência ao serviço feito pela empresa contratada pela Cart. E mesmo quando o é, ainda haverá algum bicho que poderá sofrer danos durante as obras.

O monitoramento deve ser constante durante a construção ou duplicação, com operários trabalhando com cuidado e devidamente orientados a acionar profissionais capacitados para o resgate do bicho encontrado.

Impacto zero não existe, mas deve ser a meta.

– Leia a matéria completa do Portal Prudentino

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

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