Começar a semana pensando…

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
05 de novembro de 2012
…no fim da caça no mundo.

“Durante uma reunião pública em Maun, no país africano de Botsuana, na semana passada, o Presidente Ian Khama revelou que o governo de Botsuana vai parar de emitir licenças de caça. Khama acredita que a disponibilidade de licenças de caça tem incentivado a caça e prejudicado a expansão do turismo na África. As informações são da Global Animal.

A partir do próximo ano, o Ministério do Meio Ambiente e Vida Selvagem não venderá mais licenças para os cidadãos, a fim de proteger a vida selvagem no Delta de Okavango e a Reserva de Fauna Central Kalahari, as duas principais regiões de caça de Botsuana.” – texto da matéria “Presidente de Botsuana proíbe caça no país a partir de 2013”, publicada em 5 de novembro de 2012 pela Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda)

A decisão deveria ser seguida por todos os países do mundo. O que se espera para o século 21 é a implantação de uma plataforma de desenvolvimento pautada pelo respeito a todas as formas de vida e que busque a verdadeira essência da sustentabilidade – não um mero marketing verde.

Já não é mais eticamente compatível com o futuro que se esboça a manutenção de reservas de caça para fins “esportivos”, como ocorre na África do Sul e Argentina, por exemplo.

Puma vítima da caça na Argentina
Foto: pampasargentinas.com

No Brasil, infelizmente, a caça não é totalmente proibida. Na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº  9.605/98), está claro que existe a possibilidade da obtenção de licença ou autorização:

“Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

Pena – detenção de seis meses a um ano, e multa.”

Seria um marco para a legislação brasileira a definitiva proibição da caça no país.

– Leia a matéria completa da Anda

Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾