Começar a semana pensando…

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
25 de fevereiro de 2013
…sobre a história do mico-leão-dourado, uma vítima do tráfico.

“Entre 1960 e 1965, cerca de 300 micos-leões-dourados foram capturados anualmente, e muitos foram exportados do Brasil para o mercado de animais de estimação ou para zoológicos.”

Trecho do capítulo 9 do livro Mata Atlântica – Biodiversidade, ameaças e
perspectivas
, de Carlos Galindo-Leal e Ibsen de Gusmão Câmara

Só para lembrar, no final da década de 1960 havia cerca de 200 micos-leões-dourados vivendo livres na natureza. Hoje, esse número é de 1.700. A espécie está classificada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês) como “em perigo” de extinção.

Foto: Hemera/ Thinkstock
Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾