Começar a semana pensando…

Dimas Marques
  • Dimas Marques

    Editor-chefe

    Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde pesquisou a cobertura do tráfico de animais silvestres por jornais de grande circulação brasileiros. Atua na imprensa desde 1991 e escreve sobre fauna silvestre desde 2001.

    Fauna News
15 de abril de 2013
…sobre a posição da Renctas (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres) de 2007: os criadouros comerciais de animais silvestres não contribuem para a redução da retirada de animais da natureza.

“Na prática, os criadouros comerciais, que deveriam, na concepção antiga da lei 5.197/67, contribuir para a redução da retirada de animais silvestres da natureza, não exercem este papel. O tráfico cresce ano a ano, e alimenta até mesmo o comércio dito legal. Animais retirados da natureza acabam indo para os criadouros, já que os órgãos responsáveis pela fiscalização alegam não ter para onde encaminhá-los. Assim, um animal produto de uma atividade ilegal (tráfico) vai gerar descendentes nos criaouros, que abastecerão o comércio legal, alimentando um círiculo vicioso altamente questionável. Por outro lado, técnicos do Ibama afirmam que muitos criadouros são locais onde se “esquentam” animais e filhotes apanhados na natureza, crimes difíceis de serem detectados e combatidos, até pela dificuldade científica de comprovação de origem biológica de animais silvestres (paternidade).”

Renctas, no livro Vida silvestre: o estreito limiar entre preservação e destruição – Diagnóstico do Tráfico de Animais Silvestres na Mata Atlântica – Corredores Central e Serra do Mar (2007)
Fauna News

Sobre o autor / Dimas Marques

Formado em Jornalismo e Letras, ambos os cursos pela Universidade de São Paulo. Concluiu o curso de pós-graduação lato sensu “Meio Ambiente e Sociedade” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo com uma monografia sobre o tráfico de fauna no Brasil. É mestre em Ciências pelo Diversitas – Núcleo de Estudos das […]

Newsletter do Fauna

Resumo semanal do que foi notícia no
universo dos animais silvestres.

Busca

Fauna ZAP
1
Olá! Eu quero receber as notícias do Fauna News. 😃 🐾